Título
A multidimensionalidade dos sistemas de controlo de gestão aplicados a sistemas de informação ERP – SAP
Autor
Ferreira, Ricardo Manuel dos Santos
Resumo
pt
Com a rápida evolução e transformação do meio envolvente em que as organizações em geral e as organizações do Setor de Serviços em particular se inserem, é necessário ter a capacidade de dar uma resposta eficaz e eficiente, de modo a acompanhar essa mesma evolução.
Para que seja verdade, muito estão a contribuir os Sistemas de Informação (SI) e a capacidade de os colaboradores os manusearam e retirarem maior partido dos mesmos. Assim como um alinhamento estratégico de toda organização, desde do nível hierárquico mais alto até aos colaboradores que executam as operações mais simplicistas do dia-a-dia. A resposta a estas necessidades, pode ser encontrada na Contabilidade de Gestão (CG) e na aplicação de Sistemas de Controlo de Gestão (SCG).
Verificando-se maioritariamente a aplicação de SCG’s ao Setor da Indústria, pretende-se com este trabalho mudar este paradigma e evidenciar as mais-valias que as organizações do Setor de Serviços têm em aplicar o modelo de SCG desenvolvido com este trabalho.
Com base neste paradigma, este trabalho tem por objetivo desenhar e implementar um SCG standard de análise Multidimensional aplicado às organizações do Setor de Serviços, tendo por base o sistema SAP.
en
Through the changing and evolution of the companies environment surrounding in general and for the Services companies in particular, it´s necessary to take the ability to provide efficient and effectively answers, in order to stay side by side with that same evolution.
To make this statement true, the information systems are having a crucial paper, as well as, the employee’s capabilities on manage the software’s that they work with. It´s also important to take in consideration the strategic alignment between all organization, since the highest level to the employee who does the simplest daily task. The answer to these needs came from de Management Accounting and the applicability of the Management Control Systems.
Usually it´s possible to verify that the implementation of the Management Control Systems only in the manufacturing companies, so, therefore, this paradigm shift will be accomplished with this paper and show the benefits that the Service Companies have on implement this model.
Based on this paradigm, this paper has the goal to design and implement a Management Control System standard, through a Multidimensional analysis, which will be applied to the Service companies based on SAP system.