Título
An integrated communication plan for herdade dos Arrochais
Autor
Antão, Raquel Rodrigues
Resumo
pt
presente tese de mestrado é um projecto-empresa em cooperação com a Herdade dos
Arrochais, uma empresa produtora de vinhos Alentejanos, com localização na
Amareleja (Alentejo), cujo reconhecimento por parte dos consumidores é reduzido
embora os seus vinhos tenham um grande potencial.
Após a identificação do problema, foi analisada toda a envolvente macro-económica, o
sector, a concorrência e o consumidor por forma a identificar as oportunidades
existentes. Foi igualmente efetuada uma análise interna, que permitiu a identificação das
principais lacunas da empresa, e uma revisão de literatura e uma revisão de literatura
que permitiu enquadrar os principais conceitos teóricos que estão na base deste projeto.
Apesar da atual crise económica, os portugueses continuam a ser dos maiores
consumidores de vinho do Mundo, pelo que o problema que se verifica está relacionado
com a falta de reconhecimento da marca.
A solução encontrada para aumentar o valor e a notoriedade da marca, conquistando
clientes e aumentando as vendas, foi um plano de comunicação integrada. Assim, foi
elaborado um plano com especial enfoque na proposta de comunicação através da
criação de um Website, com o intuito também de melhorar a distribuição.
A proposta realizada resultou no desenvolvimento de ideias e ações, reforçando os
principais pontos fortes encontrados e criando novas vantagens competitivas, sem
esquecer as limitações monetárias da empresa, bem como a concorrência.
en
The present masters’ thesis is a company project with the cooperation of Herdade dos
Arrochais, a wine producer in Alentejo, situated in Amareleja (Eastern Alentejo).
Although these wines have great potential, they are not very well known amongst
consumers.
Once the problem was defined, the macroeconomics environment, the sector, the
competitors and the consumers were analysed, in order to identify existing
opportunities. An internal analysis was also carried out which helped to determine the
company’s main shortfalls, and the literature review that allowed to frame the main
theoretical concepts which are the bases of this project.
Despite the present economic crises, Portuguese people continue to be one of the major
wine consumers in the world. However, the problem that arises has to do with the lack
of brand awareness.
The solution to the problem is a plan for integrated communication, to enhance the
value and prestige of the brand, gain new customers, increase the consumer pool and
boost sales. The main emphasis was on a communication proposal plan that focused on
the creation of a website, but also with the intention of improving distribution.
The proposal resulted in the development of ideas and actions, as well as reinforcing the
principal strengths of the business, creating new competitive advantages but bearing in
mind the monetary limitations of the company and not forgetting about other
competitors in the marketplace.