Título
Being aware of our own implicit prejudice: a study on implicit attitudes and self-awareness
Autor
Silva, Jorge da
Resumo
pt
A teoria da Objective Self-awareness (Duval & Wicklund,1972) defende que os seres humanos têm capacidade para orientar atenção para si próprios, o que pode provocar uma alteração na conduta individual, principalmente quando esta capacidade de self-awareness revela que o comportamento do individuo não refletem os seus próprios standards. De acordo com a literatura, atitudes, divididas em atitudes explícitas e implícitas, predizem o comportamento do individuo. Desta forma, procurámos entender como as atitudes implícitas de um individuo vão afetar a sua conduta quando este se encontrar num estado de self-awareness. Assim, neste estudo criámos um teste (N=125) em que medimos as atitudes explícitas e implícitas dos participantes e aplicámos um exercício de distribuição de recursos. Os participantes realizaram este teste com ou sem a presença de um espelho. Os nossos resultados não comprovaram as nossas hipóteses, no entanto, descobrimos um efeito direto do espelho sobre os resultados da tarefa de distribuição de recursos.
en
Objective self-awareness theory (Duval & Wicklund, 1972) posited that humans have the capacity to orient attention towards themselves, which may provoke an alteration of individual behavior, particularly when this self-awareness ability reveals that the individual’s behavior does not match his own standards. According to the literature, attitudes, subdivided into explicit and implicit attitudes, predict behavior. Previous studies have concerned themselves with how explicit attitudes would influence behavior when people were under the effect of self-awareness. As such, we attempted to understand how the individual’s implicit attitudes will affect his conduct when he finds himself in a state of self-awareness. Therefore, in this study we created a test (N=125) on which we measured either explicit attitudes or implicit attitudes of the participants and applied a resource allocation task. The participants conducted the test with or without the presence of a mirror. Our results did not confirm our hypothesis, however, we did discover a direct effect of the mirror on the results of the resource allocation task.