Título
O desempenho organizacional no setor público sob a ótica das capacidades organizacionais: um estudo de caso no âmbito da Rede Federal de Educação no Brasil
Autor
Cecilio, Valdinei
Resumo
pt
Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho organizacional percebido pelos funcionários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), sob a ótica da ambidextria contextual, aprendizagem organizacional, clima de serviço, força da identidade e integração da visão, com base nas respetivas teorias de Birkinshaw e Gibson (2004), Marsick e Watkins (2003), Schneider et al. (1998), Kreiner e Ashforth (2004) e Kohles et al. (2012). Para tanto, apresenta-se uma breve revisão da literatura sobre as especificidades do setor público, com foco na área educacional brasileira, e o contexto de inserção e desafios atuais das organizações públicas, bem como a delimitação do tema desempenho organizacional e os conceitos fundamentais, características e aplicações das capacidades supracitadas. E, por fim, analisam-se os resultados da pesquisa empírica, realizada em abril de 2016, por meio de questionário online direcionado aos técnico-administrativos e professores do IFC, cuja amostra obtida foi de 173 participantes (10,5% da população estudada). Os resultados sugerem a ambidextria contextual como principal preditor direto do desempenho organizacional e a identidade organizacional como importante preditor indireto da performance.
en
This research aims to analyze organizational performance perceived by employees of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), from the perspective of the contextual ambidexterity, organizational learning, service climate, strong identity, and vision integration, based in the respective theories by Birkinshaw and Gibson (2004), Marsick and Watkins (2003), Schneider et al. (1998), Kreiner and Ashforth (2004), and Kohles et al. (2012). It presents a brief review the literature of the public sector specifics, with focus on the Brazilian educational field, and the context and current challenges of public organizations, as well as the delimitation of the organizational performance construct, and the basic concepts, features and application of the above capabilities. And finally, we analyze the results of empirical research, conducted in April 2016, by online questionnaire to teachers and administrative employees, in a grand total of 173 participants (representing 10.5% of the population). The results suggests the contextual ambidexterity as the main predictor of the organizational performance, and the organizational identity as important indirect predictor of the performance.