Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A importância dos blogues corporativos nos resultados das empresas

Autor
Maçã, Ana Carolina Ferreira
Resumo
pt
O presente trabalho de projeto pretende apresentar uma proposta que contemple ações a desenvolver ou a melhorar, para potenciar o sucesso do blogue de uma empresa – a ImpressõesHoje. Neste contexto, torna-se relevante perceber qual o impacto da internet nos hábitos dos consumidores e, consequentemente, as mudanças que provocou nos negócios. Para acompanhar a evolução do mercado, as empresas viram-se obrigadas a reajustar a sua estratégia de marketing e a alterar a comunicação desenvolvida até então. Nesse sentido, os blogs assumem um papel determinante, tornando-se importante perceber quais as melhores práticas a implementar para melhorar os resultados obtidos com esta ferramenta. Desta forma, Marketing de conteúdo e SEO – Search Engine Optimization – ganham especial relevância, uma vez que as práticas que lhes estão associadas contribuem em grande escala para o sucesso dos conteúdos online. Para complementar as conclusões aferidas e validar a sua viabilização e impacto na prática, assumiu-se essencial estudar as ações realizadas por uma empresa concorrente, com um blogue de referência – cujas práticas foram inseridas no contexto mediático.
en
This work presents a proposal which includes actions to develop or improve and to enhance the success of a company’s blog - ImpressõesHoje. In this context, it is relevant to understand the impact of internet on consumer habits and, consequently, the changes caused in business. To follow the evolution of the market, companies have been forced to adjust its marketing strategy and change the communication developed until then. As a consequence of this, blogs assume a leading role and it is important to understand what are the best practices to implement and improve the results obtained with this tool. Thus, Content Marketing and SEO – Search Engine Optimization – gain particular relevance, since the practices which they are associated with contribute in a large scale to the success of online content. In addition to the measured findings and validate its feasibility and impact in practice, it was essential to study the actions taken by a competitor with a reference blog – whose practices were contextualized in the media field.

Data

27-jan-2017

Palavras-chave

Marketing
E-commerce
Blogs
Comércio eletrónico
Digital marketing
Tecnologia digital
Content marketing
Comunicação empresarial
Corporate blogs
Business communication
SEO

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo