Título
On stage: connecting musicians with people
Autor
Zafalon, Thiago Rodrigues
Resumo
pt
On Stage é uma Startup Brasileira que conecta músicos e seus respectivos contratantes para
realização de eventos. A Startup surgiu com a condensação de ideias de três amigos
brasileiros que atualmente vivem no Brasil e estão trabalhando para que a empresa entre em
operação no início de 2019 no mercado brasileiro e futuramente possa expandir suas
operações em Portugal. O tipo de negócio proposto pela On Stage é considerado novo e
desafiador, por isso este trabalho visa entender melhor os conceitos teóricos que estão por
trás deste tipo de negócio e entender melhor o mercado de entretenimento Português.
Foram estudados alguns princípios como economia compartilhada, e-commerce e processos
de internacionalização, além de ser aplicada pesquisa a potenciais clientes nas duas pontas
que serão atendidas pela On Stage, os músicos e os contratantes de música.
Assim, essa tese tem o objetivo de propor um Projeto com análise externa, interna e
competitiva e finalmente ter informações e ações para implementar o negócio. O produto
final consiste em ter estratégias, plano operacional com recomendações relacionadas à
características de marketing: produto, preço, distribuição e comunicação.
en
On Stage is a Brazilian Startup that connects musicians and their respective contractors to
events. The concept of the startup came from the joint ideas of three Brazilian friends who
currently live in Brazil and are working to start the company in early 2019 in the Brazilian
market, with future plans to expand operations to Portugal. The type of business proposed by
On Stage is considered new and challenging, thus this work aims to explore and better
understand the theoretical concepts that are behind this type of business and gain valuable
insight into the Portuguese entertainment market.
Some principles were studied such as shared economies, e-commerce and
internationalization processes, as well as research being conducted with potential clients,
both musicians and music contractors, who are the target audience of On Stage.
Thus, this thesis has the objective of proposing a Project with external, internal and
competitive analysis and is finally having information and actions for implementation. The
final product consists of a strategies, operational plan, with recommendations in marketing
characteristics: product, price, distribution and communication.