Título
O papel da formação profissional na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e comportamentos de segurança
Autor
Araújo, Adriana Reis
Resumo
pt
A formação profissional constitui um factor crítico para garantir a capacidade e o empenho dos indivíduos na mudança, contribuindo para o melhor desempenho dos colaboradores e para a alteração de crenças, valores e comportamentos e para a aquisição de novos conhecimentos e competências.
A presente dissertação tem como principais objectivos verificar o impacto da formação na alteração dos conhecimentos sobre segurança, comportamentos de segurança e satisfação com a segurança dos indivíduos, bem como sobre a relação entre a alteração verificada nos conhecimentos e a modificação dos comportamentos, e analisar alguns preditores da modificação dos comportamentos de segurança e, consequentemente, da transferência da formação.
A dissertação encontra-se estruturada em duas partes. Na Parte I apresenta-se uma revisão da literatura geral sobre formação profissional e avaliação da formação e, especificamente sobre formação em segurança e comportamentos de segurança. Na Parte II apresentam-se os resultados, que reforçam a importância da formação na alteração dos conhecimentos e comportamentos de segurança dos indivíduos, bem como na satisfação destes com a segurança no trabalho. Os resultados sugerem, também, que factores individuais como a auto-eficácia, o desenvolvimento de competências e a percepção de retenção da informação são preditores da transferência da formação.
en
Training is critical to ensure the capacity and commitment of individuals to change, contributing to the improved performance of employees and to change beliefs, values and behaviors and to acquire new knowledge and skills.
The main goal of this dissertation was to investigate the impact of training in changing the safety knowledge, safety behavior and satisfaction with the security of individuals and on the relation between the change to the knowledge and modification of behavior, and analyze some predictors modification of the safety performance and therefore the transfer of training.
Thus, the present dissertation is divided in two sections. Part I presents a general literature review on training and training evaluation, and specifically on health and safety training. Part II presents the results, which reinforce the importance of training in changing knowledge and safety behaviors of individuals as well as the satisfaction with their job’ security. The results also suggest that individual factors such as self-efficacy, skill development and perceived retention of information are predictors of transfer of training.