Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Interacção escola-familia-comunidade: estudo de caso de agrupamento de escolas inserido nos TEIP

Autor
Bispo, Carolina Maria Rosa
Resumo
pt
O presente trabalho de projecto situa-se no âmbito do Serviço Social na escola, tendo como tema a interação escola-família-comunidade e o seu desenvolvimento num Território Educativo de Intervenção Prioritária específico, nomeadamente, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor. Este projecto pretende revelar não só a actuação dos Assistentes Sociais na Educação, mas também todo o contexto que se encontra inerente à sua intervenção. Neste sentido, será primeiramente apresentado um enquadramento teórico sobre os conceitos chave e outros considerados relevantes. Posteriormente, foi produzido um Diagnóstico Social adequado, através de várias técnicas de recolha de dados no terreno, com um teor quantitativo (inquérito por questionário) como um teor qualitativo (entrevistas semi-estruturadas e entrevistas por conversa) aos actores sociais considerados relevantes para o estudo. Para finalizar, realizou-se o desenho de um projecto de intervenção que consiga responder às problemáticas previamente identificadas através de técnicas de intervenção variadas, através dos vários âmbitos de actuação do serviço social.
en
This project work lays out in the field of social work at school, on the subject of school-family-community interaction and development in Educational Territory specific Priority Intervention in particular Ponte de Sor Group of Schools. This project aims to reveal not only the actions of social workers in education, but also the whole context that is inherent in its intervention. In this sense, it will be first presented a theoretical framework on key concepts and others considered relevant. Subsequently, an appropriate social diagnosis, through various data collection techniques in the field was produced with a quantitative content (questionnaire survey) as a qualitative content (semi-structured interviews and interviews conversation) to those considered social actors relevant to the study. Finally, there was the design of an intervention project that can meet the previously identified problems through various intervention techniques through the various spheres of action of social service.

Data

14-fev-2017

Palavras-chave

Família
Diagnóstico
Serviço social
Social service
Escola
School
Projeto educativo
Diagnóstico social
Social diagnosis
Projecto de intervenção
Intervention Project
Territórios educativos de intervenção prioritária
Educational Territories of Priority Intervention

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo