Título
Plano de comunicação para negócio Wanna
Autor
Silva, Pedro Miguel Catarino da
Resumo
pt
A presente dissertação baseia-se num estudo exploratório para uma marca de cariz
pessoal e inovador, assente no trabalho de Design, numa altura em que é pretendida uma
melhoria da comunicação já existente e consequente expansão do volume de negócios.
Trata-se de um estudo aprofundado, que parte de uma longa experiência pessoal no
trabalho de agência de Publicidade/Comunicação em Portugal, e tem como missão criar
uma solução assente na comunicação pessoal, no envolvimento do cliente no processo
criativo e na satisfação de necessidades de comunicação emocional das marcas,
começando por si própria – ao afirmar-se como uma marca sólida e de confiança.
Para apoiar a criação e a proposta de implementação desta marca, foi levada a cabo uma
investigação empírica: a informação recolhida recorre a métodos qualitativos primários
(inquéritos/entrevistas estruturadas) e secundários (a própria experiência do autor e
publicações várias).
O estudo é aqui apresentado em duas partes fundamentais, que espelham dois processos
distintos para a solução proposta.
A primeira parte diz respeito à pesquisa e aos aspectos teóricos que irão sustentar a
estratégia a apresentar posteriormente. Serão abordados os conceitos de marca, de
marca pessoal e business to business, bem como os fundamentos e a estrutura de um
Plano de Comunicação.
A segunda parte diz respeito ao levantamento e análise da comunicação existente,
expondo a problemática que dá origem a este estudo, para além de expor uma visão
geral do mercado e referenciar três casos – Nick Campbell, Joshua Davis e Beeple –
como boas referências existentes na área onde este estudo se insere.
Fruto da análise detalhada e crítica da informação recolhida, é então elaborada uma
proposta de criação e implementação de uma marca pessoal, cimentada pela
apresentação clara pelos elementos que a compõem e por um Plano de Comunicação.
en
The present dissertation comprises an exploratory study for an innovative and personal
brand, working in the field of Design, in order to improve the existing communication
and consequently expanding business volume.
Being an in-depth study that derives from a long personal experience at Add and
Communication agencies in Portugal, its mission is to create a solution based on
personal communication, customer engagement in the creative process and fulfilling the
need for brand emotional communication, starting with itself – claiming to be solid and
reliable.
Empirical research sustained the creation and the deployment of the brand: the
collected information refers to primary (surveys and structures interviews) and
secondary qualitative methods (the author’s work experience and various publications).
The study is comprised of two main sections, that reflect two distinct processes for
achieving the sugested solution.
The first section concerns the research and the theoretical aspects that will sustain the
strategy to be presented later. The concepts of brand, personal brand and business to
business will be explained, as well as the foundations and the structure of a
communication plan.
The second section regards the collection and the analysis of existing communication,
exposing the underlying issues to this study, in addition to a market overview and
referencing three benchmarks - Nick Campbell, Joshua Davis e Beeple – as good
examples of what can be accomplished.
As a result of detailed and critical analysis of the collected information, is it then drawn
up a proposal for creating and deploying a personal brand, cemented by clear
presentation of its elements and by a Communication Plan.