Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional

Autor
Barata, Rita Cláudia de Oliveira
Resumo
pt
A dissertação de mestrado aqui apresentada assume como tema de investigação a Relação Profissional na perspetiva dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social. O objetivo geral que orientou a pesquisa visava compreender o processo de construção e o significado atribuído pelos estudantes de Serviço Social à Relação Profissional. Para tal, procurou-se compreender o significado da relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; sistematizar competências relacionais exploradas pelos estudantes de Serviço Social; analisar a atribuição da formação académica (planos curriculares, estágios curriculares, supervisão e práticas pedagógicas) na aquisição das perspetivas e competências no âmbito da relação profissional; analisar o papel do autoconhecimento na relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; explorar e compreender as potencialidades, desafios e limites associados à relação profissional pelos estudantes de Serviço Social. Ao nível das opções metodológicas, a presente investigação adotou o modo de abordagem qualitativo, constituindo-se como um estudo fenomenológico e descritivo, orientado pela lógica indutiva. A recolha de dados realizou-se através das técnicas de entrevista semiestruturada e da análise documental dos planos de estudos. O tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo de doze entrevistas aos estudantes de 3º ano das Licenciaturas em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE-IUL.

Data

15-fev-2017

Palavras-chave

Formação
Serviço social
Social work
Ensino superior
Desenvolvimento de competências
Estudante
Relações profissionais
Competencias relacionais
Professional relationship
Relational skills
Academic training in social work

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo