Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Formação em serviço social: convergência com o mercado de trabalho na integração profissional de licenciados

Autor
Antunes, Maria Marques
Resumo
pt
«Formação em Serviço Social: convergência com o mercado de trabalho na integração profissional de licenciados». A presente investigação teve por objetivo geral analisar e sistematizar a integração profissional dos licenciados em Serviço Social, segundo a especificidade do seu plano de formação, a situação atual no mercado de trabalho e as respostas do Estado como mecanismos de integração. Assim, baseamos o nosso estudo numa análise do plano curricular de formação, o período pós-licenciatura e a inserção no mercado de trabalho, no contexto das condições laborais e mecanismos do Estado facilitadores da referida inserção. A investigação foi orientada pelo método de estudo de caso, aplicando uma metodologia mista: qualitativa e quantitativa a licenciados em Serviço Social no ISCTE-IUL, que terminaram o curso nos anos letivos: 2012-2013 e 2013-2014, aplicamos um conjunto de técnicas quantitativas: questionários realizados aos licenciados e empregadores e técnicas qualitativas: análise documental. Com a presente pesquisa concluímos que a integração profissional dos licenciados é um processo complexo, sendo necessário melhorar a relação da formação académica e mercado de trabalho, promovendo assim o princípio da declaração Bolonha e criar as condições mínimas para uma transição plena para o exercício profissional (aplicação do conhecimento).
en
"Formation in Social Work: convergence with labor market in professional integration of graduates.". This investigation has the objective to analyze and to systemize the professional integration of graduates in Social Work with academic formation, the situacion of labor market and the social policies. This study is based analyzes in academic formation specific , the period after completion of degree and the insertion in labor market in context of the conditions in labor market and the mechanisms of state in facilitators in this integration. The investigation was orientated with the method of the case study and based in the methodology mixed: qualitative and quantitative the graduates who finished the graduate in 2012-2013 and 2013-2014. The technique was quantitative: to make questionnaires to Employers and graduates and technic qualitative: analysis of documents. With this research we conclude que professional integration of graduates is a complex process and it is necessary Improve the relation with academic formation and labor market for promote the declaration of Bologna and to criate minimal conditions for a full transition for professional exercise (application of knowledge).

Data

12-jan-2016

Palavras-chave

Serviço social
Social work
Mercado de trabalho
Labour market
Ensino superior
Políticas sociais
Social policies
Integração profissional
Profissional integration
Higher education;

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo