Título
Case study: create a facebook campaign to launch the APP Matrix Color Lounge
Autor
Calado, André Filipe Ribeiro Bettencourt
Resumo
pt
Bem-vindos ao século XXI, altura em que não basta os marketeers saberem gerir um
budget, darem uns toques em contabilidade, serem génios criativos mantendo a
racionalidade, preverem o futuro, conhecerem os hábitos de vida do seu target,
transformarem ideias em cativantes apresentações, objetivos em números acompanhados
de gráficos e terem o sentido estético de um designer de interiores. Bem-vindos a 2016,
altura em que um marketeer tem de dominar o marketing digital para conseguir com que
a sua campanha seja vista e ouvir o que o seu target realmente quer.
O objetivo deste caso de estudo é provir o leitor de conhecimentos sobre como utilizar o
marketing digital para delinear uma estratégia de comunicação eficiente, saber as
plataformas onde vale a pena investir e como o fazer. Para uma melhor perceção do leitor,
foi utilizado como bench a metodologia utilizada para lançar a aplicação Style My Hair,
para conseguir replicar os resultados com o lançamento da aplicação Matrix Color
Lounge da marca da divisão de produtos profissionais – Matrix – do grupo L’Oréal.
Numa primeira análise é apresentada a empresa e o produto a lançar, juntamente com os
seus concorrentes, tendo depois o lado teórico do marketing digital que deve ser
relacionado com o conteúdo lido anteriormente para ser possível responder às questões
do caso de estudo.
No final, o leitor vai ficar a perceber como pode potenciar o lançamento de uma aplicação
através do Facebook e como os 4 P’s do marketing tradicional evoluíram para os 8 P’s do
marketing digital.
Dado que muita da informação contida no caso vem do grupo L’Oréal, o estudo do caso
não inclui muitas referências bibliográficas, até por o tema das aplicações ser um assunto
ainda muito recente, não havendo muitos estudos com base neste novo mundo.
en
Welcome to the twenty-first century, when isn’t enough for marketers to know how to
manage a budget, give a few touches in accounting, be a creative genius maintaining
rationality, predict the future, know the living habits of your target, transform ideas into
catchy presentations, objectives into numbers accompanied by explicit graphs and have
the aesthetic sense of an interior designer. Welcome to 2016, when a marketer has to
master the digital marketing to assure that the campaign is seen and hear what your target
really want.
The objective of this case study is to stem the reader knowledge about using digital
marketing to develop an effective communication strategy, know the platforms where it
is worth investing and how to do it. For a better perception of the reader it was used as a
bench the methodoly used to launch the application Style My Hair, to achieve the same
results with the launch of Matrix Color Lounge application, which belongs to the brand
of the division of professional products - Matrix – of L’Oréal group.
The first analysis explains the company and the product to be launched, along with its
competitors, having then the theoretical side of the digital marketing that should be related
to the content previously read to be able to answer the questions of the case study.
At the end, the reader will be able to see how it’s possible to enhance the release of an
application through Facebook and how the 4 P's of traditional marketing evolved into the
8 P's of digital marketing.
Given that the main information contained in the case comes from the L'Oréal Group, the
case study does not include many references, also because the subject of applications is
still a very recent one, don’t existing that many studies based on this new world.