Título
Uma imagem vale mais que mil palavras? Avaliação do impacto emocional e eficácia percebida dos avisos de advertência ao tabaco
Autor
Rodrigues, Pedro Miguel Margalhos
Resumo
pt
O comportamento tabágico e a exposição a produtos derivados do tabaco é um
dos principais problemas de saúde pública a nível mundial e a primeira causa de
morte evitável. Uma das inúmeras formas de combater este flagelo passa pela
introdução das advertências de saúde nos maços de tabaco. Estas constituem-se como
uma das formas mais efectivas de informar acerca das consequências do tabagismo e
desconstruir o apelo ao prazer causado pelas embalagens. Diversas pesquisas na área
da psicologia das emoções demonstram que os estímulos visuais afectam as atitudes e
comportamentos. Estímulos agradáveis activam o sistema motivacional apetitivo
promovendo uma predisposição para a aproximação, enquanto os estímulos aversivos
activam o sistema motivacional defensivo promovendo uma predisposição para o
afastamento. Não obstante, existem diferenças no modo como as pessoas, consoante
são ou não fumadores, género e faixa etária, processam a informação contida nos
maços de tabaco.
Esta tese pretende estudar o modo como os Portugueses avaliam os avisos de
advertência ao tabaco, ao nível da sua activação emocional e fisiológica. No sentido
de concretizar estes objectivos, esta dissertação integra, para além do capítulo de
revisão de literatura, quatro estudos que têm como pretensão constituirem-se como
mais valias para a sua eventual aplicabilidade nos avisos de advertência ao tabaco a
surgir.
Do ponto de vista metodológico, salienta-se a importância de conceptualizar o
impacto percebido, não somente a um nível cognitivo mas igualmente da componente
verbal do impacto emocional, complementando com as respostas fisiológicas em
termos dos movimentos oculares. Do ponto de vista empirico, ressalta-se o facto dos avisos de advertência
serem avaliados como desagráveis e moderamente activadores. O que remete para a
importância da sua reavaliação, no sentido destes puderem desencadear níveis
aumentados de desagradabilidade e por conseguinte causarem uma maior
aversividade e comportamentos de evitamento face ao tabaco.
en
The smoking behavior and exposure to tobacco products is a major public
health problem worldwide and the leading cause of preventable death. One of the
many ways to combat this scourge passes through the use of health warnings on
cigarette packs. These constitute one of the most effective ways to inform about the
consequences of smoking and deconstruct the appeal to the pleasure caused by
packaging.
Several studies in the psychology of emotions show that visual stimuli affect
attitudes and behaviors. Pleasant stimuli activate the appetitive motivational system
promoting a predisposition to approach, while the aversive motivational system
activates the defensive promoting a predisposition for withdrawn.
Nevertheless, there are differences in how people, depending being a smoker
or non smoker, gender and age, process information contained on cigarette packs.
This thesis aims to study how the Portuguese evaluate the tobacco package
warning labels, in terms of their emotional and physiological activation. In order to
achieve these objectives, this thesis integrates a chapter of literature review and four
studies that intend to constitute itself as future gains for its possible applicability in
tobacco package to be.
From a methodological point of view, we stress the importance of
conceptualizing the perceived impact, not only in a cognitive component, but also
regarding his verbal emotional verbal impact, complementing with physiological
responses in terms of their eye movements.
From
the
empirical
point
of
view,
it
is
noteworthy
that
the
warning
labels
were
assessed
as
moderately
unpleasant
and
activated.
What
refers
to
the
importance
of
its
revaluation,
in
the
sense
these
could
trigger
increased
levels
of unpleasantness
and
therefore
cause
greater
aversiveness
and
avoidant
behaviors
towards
tobacco.