Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Instalações interativas digitais: novas manifestações artísticas mediadas pela tecnologia digital The Pool no Centro Comercial Colombo

Autor
Miranda, Clarissa Camelo
Resumo
pt
Esta dissertação aborda as relações que se formam entre arte, tecnologia e marketing cultural, através da exploração de novos espaços artísticos. A pesquisa pretende ser um contributo para o estudo de instalações interativas mediadas por tecnologias digitais, que são ambientes gerenciados por sistemas computacionais capazes de propiciar interações entre humanos e máquinas. Mediante a compreensão das expressões artísticas e culturais como fatores modificadores do tecido social e económico de uma cidade, aborda-se os novos espaços artísticos e a relação entre estes e mercantilização artística e cultural. A partir do estudo da instalação The Pool em sua exibição especial no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, buscou-se compreender como a instalação se torna um exemplo prático de estratégia de marketing cultural. Além da análise de bibliografia, a pesquisa, qualitativa de natureza exploratória, foi baseada em observação de campo e entrevistas dirigidas a Jen Lewin, artista criadora da obra, e Astrid Sauer, como representante dirigente da agência cultural State of the Art, responsável pela idealização e desenvolvimento do projeto A Arte chegou ao Colombo. Como fundamento teórico considerou-se o debate em torno de definições referentes à arte digital e ao contexto de seu desenvolvimento, instalações interativas mediadas pela tecnologia digital e mercantilização cultural. Dessa forma percebeu-se o impacto de The Pool, manifestação artística mediada pela tecnologia digital, na dinamização económica do Centro Comercial Colombo, que, como estratégia de comunicação, se transformou em novo palco artístico.
en
This dissertation addresses the connections formed between art, technology and cultural marketing, through the exploration of new artistic spaces. The research intends to contribute to the studies in interactive installations mediated by digital technologies, which are environments managed by computer systems capable of facilitating interactions between humans and machines. Upon the comprehension of artistic and cultural expressions as modifying factors in a city's social and economic fabric, approaches the new artistic spaces and the connections between those and artistic and cultural commercialization. Based on the study of the installation The Pool in its special exhibit at Centro Comercial Colombo, in Lisbon, the aim was to comprehend how the installation becomes a practical example of cultural marketing strategy. Besides the bibliographic analysis, the research, qualitative of exploratory nature, was based on field observation and interviews with Jen Lewin, artist who created the art piece, and Astrid Sauer, as head representative for the cultural agency State of the Art, responsible for the conception and development of the project A Arte chegou ao Colombo. As theoretical basis, it was taken into consideration the debate around the definitions regarding digital art and the context of its development, interactive installations mediated by digital technology and cultural commercialization. Therefore, it was possible to realize the impact caused by The Pool, artistic manifestation mediated by digital technology, in the Centro Cultural Colombo's economical revitalization, which, as a communications strategy, turned into a new artistic arena.

Data

15-dez-2015

Palavras-chave

Technology
Arte
Art
Tecnologia
Instalação
Interativa
Shopping center
Marketing cultural
Instalation
Interactive
Cultural marketing

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo