Título
Instalações interativas digitais: novas manifestações artísticas mediadas pela tecnologia digital The Pool no Centro Comercial Colombo
Autor
Miranda, Clarissa Camelo
Resumo
pt
Esta dissertação aborda as relações que se formam entre arte, tecnologia e marketing cultural, através da
exploração de novos espaços artísticos. A pesquisa pretende ser um contributo para o estudo de instalações
interativas mediadas por tecnologias digitais, que são ambientes gerenciados por sistemas computacionais
capazes de propiciar interações entre humanos e máquinas. Mediante a compreensão das expressões
artísticas e culturais como fatores modificadores do tecido social e económico de uma cidade, aborda-se os
novos espaços artísticos e a relação entre estes e mercantilização artística e cultural.
A partir do estudo da instalação The Pool em sua exibição especial no Centro Comercial Colombo, em
Lisboa, buscou-se compreender como a instalação se torna um exemplo prático de estratégia de marketing
cultural. Além da análise de bibliografia, a pesquisa, qualitativa de natureza exploratória, foi baseada em
observação de campo e entrevistas dirigidas a Jen Lewin, artista criadora da obra, e Astrid Sauer, como
representante dirigente da agência cultural State of the Art, responsável pela idealização e desenvolvimento
do projeto A Arte chegou ao Colombo.
Como fundamento teórico considerou-se o debate em torno de definições referentes à arte digital e ao
contexto de seu desenvolvimento, instalações interativas mediadas pela tecnologia digital e mercantilização
cultural. Dessa forma percebeu-se o impacto de The Pool, manifestação artística mediada pela tecnologia
digital, na dinamização económica do Centro Comercial Colombo, que, como estratégia de comunicação, se
transformou em novo palco artístico.
en
This dissertation addresses the connections formed between art, technology and cultural marketing, through
the exploration of new artistic spaces. The research intends to contribute to the studies in interactive
installations mediated by digital technologies, which are environments managed by computer systems
capable of facilitating interactions between humans and machines. Upon the comprehension of artistic and
cultural expressions as modifying factors in a city's social and economic fabric, approaches the new artistic
spaces and the connections between those and artistic and cultural commercialization.
Based on the study of the installation The Pool in its special exhibit at Centro Comercial Colombo, in
Lisbon, the aim was to comprehend how the installation becomes a practical example of cultural marketing
strategy. Besides the bibliographic analysis, the research, qualitative of exploratory nature, was based on
field observation and interviews with Jen Lewin, artist who created the art piece, and Astrid Sauer, as head
representative for the cultural agency State of the Art, responsible for the conception and development of the
project A Arte chegou ao Colombo.
As theoretical basis, it was taken into consideration the debate around the definitions regarding digital art and
the context of its development, interactive installations mediated by digital technology and cultural
commercialization. Therefore, it was possible to realize the impact caused by The Pool, artistic manifestation
mediated by digital technology, in the Centro Cultural Colombo's economical revitalization, which, as a
communications strategy, turned into a new artistic arena.