Título
A educação ambiental no contexto da sociedade: como promover comportamentos pró-ambientais?
Autor
Barata, Ana Raquel Ferreira
Resumo
pt
Considerando a inconsistência identificada na sociedade entre elevadas atitudes próambientais
e uma reduzida ação ambiental, este trabalho tem como objetivo o estudo
de modelos conceptuais, no âmbito da psicologia social do ambiente, que permitam
inovar as iniciativas de Educação Ambiental, com vista à promoção efetiva de
comportamentos pró-ambientais. A partir da contextualização da Educação Ambiental
em Portugal e na Europa e de processos psicossociais passíveis de considerar nas
iniciativas com vista à promoção de comportamentos de conservação, o trabalho
integra estudos realizados em comunidades escolares do 2º e 3º ciclo do ensino
básico, em Lisboa. Estes estudos avaliam a influência da Educação Ambiental ativa
para a promoção de comportamentos de conservação de energia e água e de separação
de resíduos para reciclagem, utilizando o Jardim Botânico do Museu Nacional de
História Natural e da Ciência como instituição para aprendizagem fora da sala de aula.
São também testados processos psicossociais com capacidade de promover a ação
ambiental, como a utilização de um compromisso ou a influência de normas sobre a
conservação de energia e água. Foi ainda examinada a ambivalência como barreira à
prática de reciclagem e a influência intergeracional que os adolescentes exercem
sobre o seu agregado familiar para promover essa ação. Os resultados permitem
sugerir uma nova abordagem da Educação Ambiental com vista ao aumento da sua
eficácia, através da utilização de instrumentos de comunicação sugeridos pelos
processos psicossociais estudados, de forma a promover comportamentos de
conservação junto dos adolescentes e dos seus agregados familiares.
en
Taking into account the persistent gap between high levels of pro-environmental
attitudes and low levels of respective behaviour, this work is focused on conceptual
models from the social and environmental psychology that may improve
Environmental Education initiatives to promote conservation behaviours. The thesis
first presents the background of Environmental Education in Portugal and Europe and
associated psychosocial fators and processes, introducing studies developed with
basic school groups (students from 11 to 15 years old) from Lisbon. Using the
Botanic Garden of Lisbon University as a “learning outside school” institution, these
studies investigated the influence of inquiry based environmental education initiatives
to promote the engagement with climate change issues and related conservation
behaviours. The studies tested the effect of psychosocial fators that may promote the
environmental action, aiming to consider them in the development of Environmental
Education initiatives. Such approach included the analysis about the use of
commitments to promote energy and water conservation at home and about the
influence of personal and social norms in the same behaviour. It also examined how
attitudinal ambivalence works as a barrier to recycling behaviour and the
intergerational influence played by teenagers to disseminate conservation behaviours
through their families. Results showed that the proposed methodologies and
communication tools regarding different environmental themes were effective in
promoting environmental actions and their psychological predictors. Therefore, this
work suggests a change to the approach of Environmental Education initiatives in
order to use psychosocial processes to endorse the promotion of pro-environmental
behaviours among teenagers and their families.