Título
Sistema de informação e simulação para o ensino do marketing electrónico
Autor
Vaz, Luís Manuel Landeiro
Resumo
pt
O ensino do conhecimento emergente e em particular do marketing eletrónico apresenta exigências, às quais os modelos tradicionais de ensino em sala de aula não respondem. A possibilidade de dar resposta a essas exigências através das modernas tecnologias da comunicação e da informação conduziu a uma reflexão estruturada sobre a identificação dos paradigmas educacionais que devem ser implementados num sistema de suporte ao ensino através de e-learning, para que os alunos possam obter resultados com a sua utilização. Essa reflexão deu origem i) a um método de mapeamento de planos de conteúdos em atividades de aprendizagem organizadas em ferramentas de intermediação, ii) ao desenvolvimento e aplicação prática de um sistema de informação de suporte à aprendizagem. Neste sistema para além do desenvolvimento dos padrões tecnológicos e funcionais que constituem o suporte do ensino à distância através da internet, introduzimos um conjunto de funcionalidades específicas correspondentes a atividades de aprendizagem organizadas através de i) um campo de prática; ii) puzzles; iii) uma simulação e jogo; iv) conteúdos em formato texto e hipermédia de suporte ao estudo. O sistema foi utilizado como suporte à aprendizagem por quatrocentos e trinta e dois alunos. Os resultados confirmaram que a utilização de aproximações de carácter pedagógico, em linha com as principais teorias da filosofia pedagógica implementada neste sistema, permitem criar uma solução de aprendizagem do marketing eletrónico com resultados observáveis ao nível da aprendizagem, centrada no aluno, cuja frequência através do ensino à distância não degrada os aspetos motivacionais, e é valorizada pelos alunos no que diz respeito ao desenvolvimento de competências sociais.
en
Teaching emerging knowledge, in particular electronic marketing, has requirements that traditional models of teaching in the classroom do not meet.
The opportunity for meeting these requirements using modern information and communication technologies, led us to develop a structured reflection on the identification of the best educational and pedagogical paradigms that should be implemented in a learning support system based on e-learning.
This reflection led us to (i) the development of a method for mapping content plans into learning activities organized in mediating tools, and (ii) the development, implementation and testing of an information system that supports e-learning.
Beyond the development of technological and functional standards that constitute the support of distance learning through the internet, we introduced a set of features corresponding to specific learning activities organized by i) a practice field, ii) puzzles iii) a simulation with a game and iv) content hypermedia format.
The system was used to support learning by four hundred thirty-two students in a course of electronic marketing. The results confirmed that the use of pedagogic approaches, in line with the major theories of educational philosophy implemented in the system, enables students to acquire knowledge and competencies required by marketer professionals, with observable results, through a student-centered learning approach. Results show that motivational issues, often associated with e-learning failures, could be overcome by the instructional model. Moreover, students identified as a specific added value in the system the development of social competencies and team work.