Título
Educação em administração pública: retrospectiva e perspectivas sobre a junção com a educação em administração de empresas no contexto brasileiro
Autor
Cunha, Armando Santos Moreira da
Resumo
pt
O conceito de administração como um processo genérico, aplicando-se tanto ao setor
público quanto ao setor empresarial, tem se constituído, desde os anos 1960, em forte apelo na
área da educação em administração. A motivação original para o desenvolvimento deste
estudo foi a de descobrir como a educação em administração pública tem sido influenciada
nas escolas/programas que decidiram juntar, no mesmo espaço acadêmico e organizacional, as
duas vertentes da educação em administração no contexto brasileiro. Para isso, são
exploradas, inicialmente, duas questões mais abrangentes para se lidar com o problema.
Primeiro, a questão sobre os desafios enfrentados pelo Estado, pela governança e pela gestão
pública , a partir dos anos 1960, objetivando favorecer a reflexão sobre a fundamental
proposição do “modelo genérico” de educação em administração: existem substanciais
similitudes entre os processos administrativos no âmbito dos setores público e empresarial, e
essas similitudes são mais importantes do que as diferenças. A segunda questão refere-se à
trajetória da educação avançada em administração no país, ilustrando dilemas, conflitos e
possibilidades, que ajudam a esclarecer decisões de se adotar o “modelo genérico” em
escolas/programas da área. A partir dos depoimentos e interpretações de experientes docentes
e investigadores, as descobertas sobre a prática acumulada são organizadas em
condicionamentos externos e internos às escolas/programas, os quais, pressupostamente,
ajudam à compreensão sobre o que vem ocorrendo em função da adoção do “modelo
genérico”, sobretudo sob a ótica da educação em administração pública. Foi possível extrair
“pistas” relevantes sobre as razões que têm estimulado a adoção do “modelo genérico” no
contexto brasileiro, sobre os reflexos da tensão entre o público e o privado na educação em
administração, sobre a coerência interna das escolas/programas, sobre a natureza da formação
na área da administração pública, sobre os fatores críticos de sucesso na gestão do “modelo
genérico”, e sobre as ameaças e oportunidades à sobrevivência da educação em administração
pública dentro do “modelo genérico”.
en
The concept of administration as a generic process, applicable equally to business and
public sectors, has developed since the sixties and has strong appeal in the field of education
in administration. The original motivation for this study was to discover what happened to
public administration education in the Brazilian context as a consequence of combining
business and public administration into this same academic and organizational framework.
For this, two initial questions were explored to better illuminate the problem. The first
analyses the challenges faced by the State, governance, and public management since the
sixties, aiming to discuss the fundamental proposition of the “generic model” of the education
about administration: that there are many similarities in administrative processes among
business and public sectors and that these similarities are more important than the few aspects
that are different. The second question analyses the trajectory of higher education about
administration in Brazil, illustrating dilemmas, conflicts and possibilities that may help
understand decisions to combine education about business and public administration. On the
basis of testimonies and interpretations of experienced professors and researchers, the
findings were organized into external and internal factors of influence that presumably help
understand what has been happening as a consequence of adopting the “generic model”,
especially from the perspective of public administration education. It was possible to extract
meaningful clues about the reasons that encourage combining business and public
administration education in Brazil, about the implications of existing private/public tensions
concerning the education in administration, about the internal coherence of schools/programs
in the field, about the nature of current public administration education, about critical factors
influencing the management of schools/programs that have adopted the “generic model”, as
well as about the threats and opportunities related to how public administration education
fares in “generic schools/programs”.