Título
Service model innovation for public administration: a case study of Guizhou entry-exit inspection and quarantine bureau
Autor
Zhu Qingqing
Resumo
pt
A atual vasta quantidade de comércio de mercadorias na China determina a elevada
procura por serviços de inspeção e quarentena mais eficientes. Muitas administrações públicas
ainda se comportam como antigamente, devido à rigidez da economia de planeamento, e os
seus modelos de gestão tradicionais não se adaptam ao rápido desenvolvimento da economia
Chinesa. Consequentemente, um dos grandes desafios de todas as Agências de Quarentena e
Inspeção de Entrada-saída (CIQ) Chinesas tem sido como fornecer serviços mais eficientes e
qualificados às empresas de comércio. O objectivo desta tese é explorar um modelo de
serviços inovador para as CIQ de forma a fornecer melhores e mais eficientes serviços às
empresas de comércio. A tese está estruturada em seis capítulos contendo múltiplas
abordagens, incluindo um estudo empírico e um estudo de caso, para a recolha dos dados
necessários e realização da análise teórica. Após a introdução do enquadramento histórico e
das funções de quatro CIQ de províncias Chinesas, foi realizado uma investigação empírica
de larga-escala para avaliar o desempenho das CIQ e para recolher os requisitos das empresas
de comércio. Seguidamente, com base nos resultados do estudo empírico, e tomando como
exemplo a CIQ de Guizhou, foi sugerido nesta tese a criação de um Centro de Serviços de
Quarentena e Inspeção Entrada-saída (EIQSC) para fazer face às necessidades do mercado.
Foi sugerida a utilização do modelo de parcerias público-privadas (PPP) para o EIQSC, tendo
o seu modelo de negócio sido igualmente analisado. Em particular, quatro componentes foram
discutidas em detalhe: proposta de valor, posicionamento estratégico, atividades chave e
modelo de lucro. Por fim, foram discutidas as implicações do EIQSC, especialmente a sua
aplicação em outras províncias da China.
en
Currently, the enormous amount of merchandise trade in China brings about a huge
demand for more efficient inspection and quarantine services. Due to the rigidity from
planning economy, many public administrations still behave like before and their traditional
managerial models cannot meet the fast development of the Chinese economy. Therefore how
to provide more efficient and qualified services for the trading enterprises has become a big
challenge to all Chinese Entry-exit Inspection and Quarantine Bureaus (CIQ). The objective
of this thesis is to explore an innovative service model for CIQ to provide better and more
efficient services to the trading enterprises. There are altogether six chapters and multiple
approaches including empirical study and case study are employed to collect required data
and to do theoretical analysis. After the introduction of the history and functions of four
Chinese provincial CIQ, a large-scale empirical investigation was done to assess the
performance of CIQ and to collect the requirements of trading enterprises. Then based on the
results of the empirical study, and taking Guizhou CIQ as a case, this thesis suggested to
establish an Entry-exit Inspection and Quarantine Service Center (EIQSC) to meet the market
demands. A public-private partnerships (PPP) model was suggested to address the ownership
issue of the EIQSC and its business model was also analyzed. In particular, four components
including value proposition, strategy positioning, key activities, and profiting model were
discussed in detail. Finally, the implications of EIQSC were discussed especially its
application in other provinces of China.