Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model

Autor
Martins, Telmo Filipe de Oliveira
Resumo
pt
É comum entender-se o boato como uma expressão de disfunção da comunicação havendo porém carência de estudos que sistematizem a sua produção em contexto organizacional nomeadamente, que evidenciem potenciais mecanismos explicativos por via de mediadores bem como as condições de contexto facilitadoras. Com o objectivo de testar um modelo explicativo do boato organizacional desenhámos um conjunto de relações que se traduziram num modelo que ancora numa mediação moderada que envolve a interacção entre a satisfação com a comunicação e a incerteza organizacional percebida, na explicação da percepção de política, que por sua vez, se traduz na criação de boatos. Este modelo foi testado por via de questionário aplicado a 221 trabalhadores Portugueses de várias organizações. Os resultados mostram uma relação entre satisfação com a comunicação e percepção de política, e a sua influência em atitudes perante o boato, especificamente o valor social e de entretenimento atribuído pela percepção de comportamentos políticos de concordância. Essa influência não ocorre quando se reconhece um ambiente aberto de comunicação. A percepção de incerteza é chave na definição de percepção de política e no impacto que a satisfação com a comunicação tem nessa percepção. Estes resultados parecem reforçar alguns contributos teóricos no sentido de sistematizar a produção do boato.
en
Gossip is commonly taken as a manifestation of communication dysfunction although there is a lack of research that systematizes it occurrence within organizational settings. Namely models that reveal explanative mechanisms by means of mediator variables as well as boundary conditions. With the goal of testing a model explaining organizational gossip we designed a set of relations building a moderated mediated model involving the interaction between communication satisfaction with organizational perceived uncertainty in producing perceived politics, which operates as a predictor of gossip. This model was tested with a survey applied to 221 Portuguese employees. Findings show a relationship between communication satisfaction and perception of politics, in the sense that influences some attitudes towards gossip, the social and the entertainment values attributed to it through the perception of political behaviours of agreement, and have no influence when an open communication environment is perceived. Perception of uncertainty also plays a key role in defining perceptions of politics and the impact communication satisfaction has on them. This findings corroborate some previous theoretic contributes towards a stronger systematization regarding gossip.

Data

15-dez-2015

Palavras-chave

Comunicação
Communication
Perceptions
Boato no local de trabalho
Rumores
Satisfação com a comunicação
Poder político nas organizações
Incerteza do ambiente
Percepções
Workplace gossip
Hearsay
Communication satisfaction
Political power organizations
Environmental uncertainty

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo