Título
Os Corpos da Devi: religião e género em diáspora
Autor
Lourenço, Inês
Resumo
pt
A presente tese centra-se na diáspora hindu gujarati em Portugal, particularmente no
papel desempenhado pelas mulheres na construção de identidades religiosas e de
género, processo este, que contribui para a reprodução cultural da sua comunidade. A
partir de um trabalho de campo prolongado realizado entre a comunidade hindu de
Santo António dos Cavaleiros (Loures), pretendo demonstrar o modo como as mulheres
hindus em Portugal adquirem novos estatutos através da esfera religiosa, enquanto
perpetuadoras do conhecimento tradicional, substituindo, consequentemente, o papel do
pujari masculino na negociação da pertença cultural e religiosa. Ao mesmo tempo, estas
mulheres garantem a manutenção de uma ideologia patriarcal, enquadrada pelas
estruturas conservadoras que circulam através das redes transnacionais.
A centralidade ritual atribuída às mulheres pela diáspora gujarati em Portugal, resulta
das suas características específicas, nomeadamente de uma deficitária estrutura
económica que inibe a permanência regular de sacerdotes hindus, e da não ocupação
profissional de um número significativo destas mulheres.
Nesta, como noutras diásporas hindus no mundo, a Índia funciona como a referência
estrutural, sobre a qual assenta a identidade diaspórica.
en
This thesis focuses on the Gujarati Hindu diaspora in Portugal, and particularly on the
key role played by women in the construction of gender and religious identities,
therefore contributing to the cultural reproduction of their community. Based on a longterm
fieldwork carried out amongst the Hindu community of Santo António dos
Cavaleiros (Loures), I aim at showing the way that Hindu women in Portugal are
ascribed new status through religion, as the perpetuators of what is perceived as
traditional knowledge, consequently replacing the role played by male pujari in the
negotiation of cultural and religious belonging. By the same token, these women
guarantee the upholding of a patriarchal ideology within transnational networks framed
by a conservative ideology.
The ritual centrality given to women by the Gujarati diaspora in Portugal results from
its specific features, namely its weak economical structure inhibiting a lasting and
regular attendance of Hindu priests, and the lack of professional occupations held by a
significant number of these women.
In this as in other Hindu diasporas in the world, India works out as the structural
reference upon which the diasporic identity is asserted.