Título
Migrantes Hindus em Portugal: Trajectos, margens e poderes
Autor
Sant’ana, Helena Maurício
Resumo
pt
Esta tese debruça-se sobre o trajecto migratório e tipos de migração encetados pela população hindu-gujarati em direcção ao território português, salientando-se a
emergência de uma consciência diaspórica aliada à constituição de redes transnacionais
que formam uma densa estrutura de contactos instrumentais entre os elementos desta
população. Os hindus migrantes procederam ao longo do tempo a uma forma de
integração social na sociedade de acolhimento, mantendo no entanto um
autocentramento cultural, fronteiras identitárias, quais nichos étnicos, que actualmente
interligam em extensas redes as várias comunidades hindus espalhadas pelo mundo.
Privilegia-se neste trabalho as mulheres hindus enquanto agentes de integração cultural,
equacionando-se a questão do poder feminino inter-geracional e intracomunitário. Em
Portugal a agência feminina hindu tem vindo a aumentar como estratégia de recriação
identitária do imaginário hindu instrumentalizada pelas mulheres mais velhas. Estas
mulheres , guardiãs da tradição, actuam em diversas esferas de acção, participando nos
processos de tomada de decisões, em assuntos fulcrais para a manutenção da coesão
comunitária, na delimitação da fronteira étnica, nos domínios da patrilinhagem, nas
alianças matrimoniais e económicas, através do exercício do poder informal. As
mulheres mais novas, em especial as luso-indianas promovem sociabilidades
descentradas e consciencializam a sua identidade múltipla. Em ambos os casos surgem
processos de desvio à norma que marginalizam mulheres nas franjas da comunidade.,
mas que também as dotam de um contra-poder, que as tornam personagens de ruptura e
de inovação de comportamentos e capacidades no feminino.
en
This thesis examines the stages of the migratory process and types of migration to
Portuguese territory involving the Gujarati Indian population and stresses the
emergence of a diasporic consciousness. The latter was combined with the
establishment of transnational networks that create a dense structure of instrumental
contacts among the members of this population.
Over time, the migrating Indians developed a form of social integration in the host
society, while, nevertheless, maintaining a cultural self-centredness and borders on their
identity, like ethnic niches, which nowadays interconnect the various Indian
communities throughout the world in extensive networks.
This work focus the hindu women in both structural and agency based perspectives, as
they are agents of cultural integration, and their exercise of power could be examined in
a inter-gerational and inter community aspect . In Portugal the feminine hindu agency
becomes a strategic construction of the popular Hinduism assumed by the oldest
women. These women, the Guardians of the Tradition, act in several social areas and
contexts, participating in the decision maker process, involving social cohesion of the
community, reshaping the ethnic border. They also take part in patrilinear kinship
affairs, marriage contract, family business, throughout informal exercise of power.
Younger women, especially luso-indian promote manifold sociability’s and rise
conscience their multiple identities. In both cases emerge deviance processes to
normative rules witch marginalize some women, but these phenomenon endows them
with a counter-power that transforms them in disruptive and innovative actors of
feminism behaviours.