Título
Desempenho escolar, desigualdades sociais e etnicidade: os descendentes de imigrantes indianos e cabo-verdianos no ensino básico em Portugal
Autor
Seabra, Teresa
Resumo
pt
Considerando a expansão da dinâmica imigratória presente no nosso país e a decorrente
fixação progressiva de um contingente assinalável de população escolar com diferentes
origens nacionais, a presente investigação visa, por um lado, conhecer o desempenho
escolar destas crianças e jovens, considerando um leque diversificado de variáveis de
ordem estrutural e processual, e, por outro, compreender o modo como os contextos
familiares e escolares se constituem enquanto elementos potenciadores ou redutores das
possibilidades de materialização do ideário da igualdade de oportunidades propiciada
pela instituição escolar nas sociedades modernas.
Para o efeito, comparam-se os resultados escolares de alunos com diferentes
origens nacionais – Portugal, Cabo Verde e Índia – e diferentes condições socioculturais,
presentes em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa e
explora-se em que medida as dinâmicas familiares e os processos escolares se
relacionam com a desigualdade de desempenho. Recorreu-se à aplicação de inquéritos
por questionário a 837 alunos distribuídos por oito escolas, à recolha de informação
estatística em cada uma das escolas e realizaram-se entrevistas a progenitores de
crianças com origem cabo-verdiana e indiana.
A análise do conjunto da informação recolhida permitiu identificar a supremacia
do desempenho escolar dos alunos com ascendência indiana tanto em relação aos alunos
autóctones como aos de origem cabo-verdiana, mesmo controlando o efeito de outras
variáveis estruturais. Foi, ainda, possível detectar diferenças entre os grupos de alunos
quanto à sua vivência familiar (modos de relação com o país de origem e com a
escolaridade) e à sua experiência escolar (comportamento, relação com as pessoas e
com as aprendizagens).
en
Considering the expansion of immigration in our country and the resulting progressive
introduction of a considerable contingent of the school population of different national
origin, the aim of this research is, on one hand, to ascertain the school performance of
these children and young people by considering a diverse range of structural and
procedural variables and, on the other hand, to understand how social contexts (family
and school) increase or reduce the possibilities of achieving the ideal of equal
opportunities propitiated by school in modern societies.
We compare the school results of pupils of different national origins – Portugal,
Cape Verde and India, and different socio-cultural circumstances in basic education in
the Lisbon Metropolitan Area and look into how far family dynamics and school
processes are related to unequal performance. We distributed a questionnaire to 837
pupils at eight different schools, collected statistics at each school and interviewed the
parents of children of Cape Verdean and Indian origin.
Our analysis of the information gathered showed a superior school performance
from the pupils of Indian origin both in relation to Portuguese pupils and those of Cape
Verdean origin, even when allowing for the effect of other structural variables. We also
detected differences between groups of pupils with regard to their family lives
(relationship with country of origin and schooling) and their school experience
(behaviour and relationship with people and learning).