Título
Fatores e perfis de sucesso escolar “inesperado”: trajetos de contratendência de jovens das classes populares e de origem africana
Autor
Roldão, Cristina
Resumo
pt
Na presente pesquisa procurou-se conhecer os perfis e processos subjacentes aos trajetos escolares bem-sucedidos de alguns jovens das classes populares e descendentes de africanos (trajetos de contratendência) por forma a contribuir para o entendimento das desigualdades sociais perante a escola. Exploraram-se várias pesquisas sobre esse tipo de trajetos, muitas delas interessadas nas estratégias e estilos educativos das famílias, mas também trabalhos, parte deles enquadráveis nas “teorias da reprodução”, que se dedicam aos processos de “exclusão relativa” que perpassam a massificação escolar e às especificidades da experiência escolar dos “novos alunos”. Os dados do Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário e as 20 entrevistas realizadas a jovens de origem africana em trajetos de contratendência permitem observar que a construção desses percursos está ancorada em combinações variáveis e suficientemente duráveis de fatores que procurámos organizar numa tipologia. Do ponto de vista do debate das desigualdades, saem realçados os desafios de fundo da exclusão económica; as desigualdades nas condições de “continuidade cultural” de partida; mas também aspetos que têm que ver propriamente com a experiência escolar dos estudantes e com a capacidade excludente ou integradora dos “circuitos de escolarização” em que se encontram. De diferentes formas, esses aspetos contribuem para que os jovens das classes populares, especialmente das franjas mais instabilizadas e marginalizadas, muitos deles de origem africana, encontrem, à partida e ao longo do trajeto escolar, maiores obstáculos à (re)construção de um sentido significativo para o projeto e sucesso escolares.
en
The present research focuses on the profiles and processes underlying successful educational paths of some students with working class background and of African descent (school counter-trend paths) in order to contribute to the understanding of school social inequalities. We explore the results of several researches on this kind of paths, many of them interested in the families educational strategies and styles, but also studies, some of them related with the "theories of reproduction," dedicated to the processes of "relative exclusion" that permeate the school massification and the specificity of the school experience of the "new students". The data from the Observatório de Trajetos dos Estudantes do Ensino Secundário and 20 interviews with protagonists of counter-trend paths allowed us to observe that the construction of these paths are anchored at a varying and sufficiently durable combinations of factors that we organize in a typology. From the point of view of the school inequalities debate, we highlight the deep challenges of economic exclusion; disparities in conditions of "cultural continuity" of departure; but also aspects that have to do specifically with the school experience of students and the inclusive or exclusive potential of the 'circuits of schooling'. In different ways, these aspects constitute important obstacles, in the outset and along the school pathways, to the (re) construction of a meaningful sense for the educational project and school success of the working class students, especially the most marginalized segments of it, many of them of African descent.