Título
Os curadores em exposição: Um grupo profissional no mundo da arte contemporânea
Autor
Especial, Ana Luísa Ferreira Braga
Resumo
pt
O curador é um dos protagonistas do mundo da arte contemporânea. Apesar do crescente
interesse por esta figura, o desconhecimento acerca destes agentes de mediação cultural
persiste: quem são, o que fazem e em que condições? A presente dissertação tem por
objectivo a sua caracterização compreensiva quanto às representações, aos percursos e às
práticas profissionais. Para a análise deste grupo profissional, a pesquisa beneficiou sobretudo
dos contributos provenientes da sociologia das profissões artísticas, da literatura emanada do
domínio curatorial e da aplicação de metodologias qualitativas.
Os três eixos analíticos desenvolvidos são: 1) o exame dos dilemas, dos debates
teóricos, das dinâmicas intrínsecas à actividade curatorial e dos modelos pioneiros; 2) o
mapeamento dos protagonistas e dos contextos para a prática; 3) a pesquisa de terreno acerca
dessa população e a observação da sua institucionalização.
Tal percurso teórico e empírico revela um grupo profissional de contornos evolutivos,
caracterizado pela heterogeneidade interna e cujo papel, sofredor de mutações várias desde as
origens, se encontra eivado de tensões e ambivalências. Da história recente da curadoria
ressaltam as continuidades mas também as inovações geracionais e os diversos
posicionamentos dos sujeitos em contextos polimorfos. Do estudo empírico sobressai a
partilha de características com outras profissões artísticas, entre as quais se contam a
flexibilidade, a pluriactividade e a exposição ao risco. A crescente transversalidade do
domínio artístico é também sentida nesta actividade, dificultando o mapeamento destes
agentes.
Este trabalho constitui uma análise sobre a curadoria em Portugal e o primeiro retrato
sociológico dos seus curadores.
en
The curator is one of the protagonists of the contemporary art world. Despite the increasing
interest for this main character, the lack of knowledge persists regarding these cultural
mediation agents: who are they, what do they do and under what conditions? This dissertation
intends to comprehensively characterize their representations, paths and professional
practices. For the analysis of this professional group, this research benefited mainly from
contributes derived from sociology of artistic professions, from literature on curating and
from the use of qualitative methodologies.
The three analytical axes developed are: 1) the study of dilemmas, theoretical debates
and intrinsic dynamics concerning the activity and its pioneer models; 2) the mapping of its
protagonists and existing contexts for the practice; and 3) field research devoted to the
population and the observation of its institutionalization. This route reveals a professional
group with changing outlines, characterized by its internal heterogeneity. Its role, suffering
several mutations since its origins, is currently filled with tensions and ambivalences. From
the examination of recent history of curating, one observes not only continuities emerging but
also generational innovation, and the diverse positioning of individuals in polymorphic
contexts. From the empirical study, it should be highlighted the common characteristics
shared with other artistic professions, such as flexibility, pluriactivity and exposure to risk.
Increasing transversatility of artistic domains is also a reality in this activity, which makes
difficult the mapping of these agents.
This work consists of an analysis on curating in Portugal and it is the first sociological
portrait of its curators.