Título
A cooperação na distribuição de Vinho do Porto
Autor
Lopes, Carlos Luís Nunes da Silva Sequeira
Resumo
pt
Pretendeu-se com este estudo investigar a cooperação na distribuição do vinho do Porto,
procurando que o seu contributo prático seja significativo para o conhecimento de
marketing, ao nível dos canais de distribuição, nomeadamente, que concorra para o
conhecimento do processo de cooperação entre empresas produtoras/engarrafadoras de
vinho do Porto e empresas de distribuição num ambiente de múltiplos canais.
Efectuou-se um estudo de casos de uma empresa de vinho do Porto, estudando o perfil
de distribuição e maiores evoluções ocorridas nos principais mercados: Inglaterra,
França e Holanda. Do estudo resultou a formulação de doze hipóteses que foram
investigadas quantitativamente, tendo sido enviado um inquérito a cento e uma
empresas produtoras/engarrafadoras de vinho do Porto e de distribuição alimentar. Os
dados recolhidos foram sujeitos a tratamento estatístico através do modelo Probit.
A investigação teve como alicerce a teoria dos custos de transacção, teoria da
dependência de recursos, teoria das redes e teoria dos jogos. Os resultados do estudo
demonstraram que a opção pelos múltiplos canais constitui uma decisão estratégica para
a distribuição de vinho do Porto; que as práticas de conflito, quando intensas e
persistentes, impedem o desenvolvimento de relações de cooperação; que uma empresa
confiável facilita a resolução de conflitos e que o aumento da confiança e a maior
capacidade de adaptação incrementam a tendência para cooperar. Observou-se também
que a cooperação não é afectada por factores culturais como a existência de um
comercial estrangeiro e que a cooperação com os parceiros de distribuição constitui uma
vantagem competitiva para as empresas de vinho do Porto.
en
The main purpose of this study is to research cooperation in Port wine distribution. We
aimed to develop a practical and significant contribution towards marketing knowledge
on distribution channels, namely to learn cooperation between Port wine companies and
distribution firms on a multiple channels set.
Based on a case study from the Port wine industry, twelve research hypotheses were
raised. The case study was carried out with a Port Wine Company, taking into
consideration its distribution profile in the three main markets: France, Great Britain,
and the Netherlands. We then conducted a quantitative research based on a
questionnaire sent to 101 Port wine producers and distribution companies. A binary
probit model was developed to analyze the data.
The conceptual framework was based on Transaction Cost Theory, Resource Based
Theory, Network Theory and Game Theory.
The results of the study show that the multiple channels option represents a strategic
choice for Port wine distribution; that conflict, when permanent and intense, avoids
development of cooperative relationships; a trustworthy company has more probability
to solve conflicts; when trust and adaptation capabilities increase so does cooperation
potential. Results also show that the existence of a foreign Sales rep amongst the team
does not negatively influence cooperation. Finally, results show that cooperation with
distribution partners constitutes a competitive advantage for Port wine companies.