Título
Dynamic capabilities in international markets: their antecedents and current and future performance outcomes
Autor
Lisboa, Ana Catarina Cadima
Resumo
pt
O contexto internacional é um ambiente dinâmico cuja complexidade dificulta às empresas
garantir o desempenho actual sem perturbar o futuro. Este estudo introduziu as capacidades
dinâmicas como forma viável de balancear os desempenhos actual e futuro. Além de incluir
um domínio importante às capacidades dinâmicas (mercado); e considerar o contexto
relevante mas pouco estudado da exportação, o estudo tem três contribuições: (1) estende
trabalho prévio, estudando o impacto da orientação para o mercado exportador nas
capacidades dinâmicas de desenvolvimento do produto e de mercado; (2) é pioneiro a
desenlear os efeitos destas capacidades nos desempenhos actual e futuro, e (3) testa
coordenação interfuncional e turbulência ambiental como moderadoras da ligação
capacidades dinâmicas–desempenho. Aplicou-se um questionário online a fabricantes
exportadores Portugueses. Os resultados sugerem que as dimensões da orientação para o
mercado exportador – cliente e concorrência – não se relacionam igualmente com as
capacidades dinâmicas. A orientação para o cliente antecede as exploitativas e as explorativas,
enquanto a orientação para o concorrente apenas promove as exploitativas. Os efeitos das
capacidades dinâmicas no desempenho actual e futuro são distintos. As exploitativas
relacionam-se positivamente com o desempenho actual. As explorativas de desenvolvimento
do produto relacionam-se positivamente com o desempenho actual e as de mercado de forma
oposta. As exploitativas de mercado e as explorativas de desenvolvimento do produto
relacionam-se positivamente com o desempenho futuro. Quanto aos moderadores, confirmase
a moderação da coordenação interfuncional na ligação capacidades explorativas–
desempenho. As dimensões da turbulência ambiental – tecnologia e mercado – moderam de
forma oposta a ligação capacidades dinâmicas–desempenho.
en
The international context is a dynamic, complex environment in which it is hard for firms to
secure current performance without hindering future performance. This study developed
specific dynamic capabilities as a feasible way to balance current and future export
performance. Besides including an important domain to dynamic capabilities (market) and
considering the relevant but understudied context of exporting, the study’s contribution is
threefold: (1) it extends previous work and studies the impact of export market orientation on
product development and market-related dynamic capabilities, (2) it is the first to disentangle
the effects of dynamic capabilities on current and future performance, and (3) it tests
interfunctional coordination and environmental turbulence as moderators of the dynamic
capabilities–performance link. An online survey was administered to Portuguese export
manufacturers. The findings suggest that export market orientation dimensions – customer
and competitor – are not similarly related to dynamic capabilities. Export customer orientation
is an antecedent of both exploitative and explorative capabilities, whereas export competitor
orientation promotes only exploitative capabilities. The effects of dynamic capabilities on
current and future performance are distinct. Exploitative capabilities are positively related to
current performance. Product development explorative capabilities are positively related to
current performance, whereas market-related explorative capabilities have the opposite effect.
Market-related exploitative capabilities and product development explorative capabilities
relate positively to future performance. With respect to moderating effects, findings confirm
the role of interfunctional coordination as moderator of the explorative capabilities–
performance link. Environmental turbulence dimensions – technological and market –
moderate the dynamic capabilities–performance link, but do so divergently.