Título
O terceiro setor necessita de (uma) estratégia? O caso português
Autor
Rapaz, Tiago Miguel Lúcio
Resumo
pt
A presente Tese, apresenta-se como um subsidio à premente necessidade de investigação
do Terceiro Setor Português, cujo o Universo é de mais de 50 mil organizações e detém
um peso substancial na economia real do país, assim como por via dos postos de trabalho
que direta e indiretamente estão sobre a sua esfera. O objetivo concreto desta
investigação, foi a indagação da respetiva necessidade de (uma) Estratégia neste Setor.
Considerando para o móbil, de forma complementar, a relação existente por parte das
organizações, que o compõem, relativamente aos respetivos parceiros.
Tendo sido adoptada, por meio da metodologia qualitativa, o estudo exploratório,
aplicado formalmente por via de multicasos, que culminaram na realização de entrevistas
junto de um grupo de organizações, que caracterizam o Setor, assim como a investigação
desenvolvida, com base em documentos e plataformas de comunicação, das respetivas
organizações.
Como resultado, este estudo verifica e demonstra que não existe (uma) Estratégia no
Terceiro Setor, sendo apurado que o mesmo [Setor] é constituído por organizações, que
labutam diariamente a duas velocidades. Um dos grupos, com recurso reduzido às
técnicas impressas por uma gestão deficiente e sem capacidade de prever o futuro,
existindo o outro grupo, que antecipa eficazmente o futuro, por via da gestão estratégica.
en
This thesis is a contribution for the scientific research of the Social Economy Sector in
Portugal, involving more than fifty thousand entities with a substantial importance in the
national output and job creation, directly or indirectly. This research analyzed the
existence, or not, of a single comprehensive strategy in this Sector. Complementarily, it
studies the relationship between these entities and its Stakeholders.
The study adopted a qualitative approach, using a large number of case studies
constructed through a batch of interviews with the persons responsible of a sub-set of
entities representative of the entire Sector [Third Sector]. Moreover, the study also
analyzed communication platforms and documents of these entities.
This study concluded that there is not a single strategy pursued by all entities of this
Sector. In fact we can divide these entities in two sub-set of organizations based on their
management capacities. One of the sub-set is composed of entities with poor
management, with limited efficiency and capacity to foresee future events, and another
sub-set composed of entities pursuing modern management techniques, with a strategic
vision that anticipates future developments.