Teses e dissertações

Doutoramento
Título

O sector eléctrico brasileiro à luz da neuroeconomia: o caso das energias renováveis

Autor
Neto, José Chavaglia
Resumo
pt
O mundo testemunha a existência de interessantes desenvolvimentos em termos analíticos nas bases da economia, nomeadamente tendo em conta as novas descobertas da neurociência relativas ao processo de tomada de decisão dos agentes. Os economistas deste novo ramo - neuroeconomistas - vêm hoje desenvolvendo uma disciplina que estuda o cérebro dos agentes no momento da tomada de decisão: a Neuroeconomia. Tal facto vem abrindo novas possibilidades de pesquisa para a resolução dos dilemas históricos que há muito tempo necessitam de soluções relativas ao comportamento económico das pessoas. Um dos dilemas mais importantes é o da utilização dos recursos energéticos no processo produtivo. Este dilema levou à apresentação deste estudo, constituindo uma alternativa relativamente aos estudos económicos tradicionais. Para tal consideramos algumas abordagens de pesquisa relativa à colecta de informações inconscientes dos agentes econômicos com a utilização de equipamentos e técnicas específicas. Isto permitiu verificar de forma pontual a existência do efeito de contexto, de factores emocionais, a importância dos estímulos económicos e a criação de modelos analíticos baseados em Neuroeconomia associada aos métodos quantitativos, como é o caso dos modelos axiomáticos, por exemplo. Os resultados encontrados poderão contribuir para que empresas, profissionais e pesquisadores académicos obtenham uma base alternativa para o desenvolvimento de novos estudos nesta área.
en
The world is witnessing significant developments in the analytical bases of the economy, considering particularly the new discoveries in neuroscience about the process of agents’ decision making. Now economists (or neuroeconomists) are developing a discipline which studies the brain of agents when they make decisions. This discipline is Neuroeconomics. New research possibilities open the way to the resolution of the historic dilemmas that require real solutions for the economic behavior of people. One very important dilemma is related to the use of energy resources in the production process. This dilemma has led to the creation of an analytical tool that is presented in this study. For this we consider some research approaches for the collection of unconscious information of economic agents with the use of sophisticated equipments and techniques. This allowed to check the existence of the context effect, of emotional factors, the importance of economic stimuli and to create analytical models associated with the neuro-based quantitative methods, as it is the case of axiomatic models. The results may contribute to companies, to professionals of several different areas and academics and researchers to obtain an alternative baseline for the development of new studies in this area.

Data

20-out-2015

Palavras-chave

Sustentabilidade
Energias renováveis
Sustainability
Renewable energy
Tomada de decisão
Decision-making
Neuromarketing
Neuroeconomia
Neuroeconomics

Acesso

Acesso livre

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