Título
A nova mentalidade do consumo sustentável e sua influência nas estrategias empresariais
Autor
Torquato, Marluci
Resumo
pt
A sustentabilidade emergiu como um conceito de aplicação imprescindível no ambiente
empresarial a partir dos anos 1990, surgindo de uma necessidade proeminente de gestão dos
recursos naturais utilizados nos sistemas de produção industrial e também dos resíduos gerados
pelo consumo doméstico. O trinômio ‘Reciclar, Reutilizar e Reduzir’ passou a ser incorporado
num processo de conscientização de alguns grupos de consumidores e empresários em diversos
países gerando uma orientação comportamental ligada à Produção Limpa e ao Consumo
Responsável, tornando necessárias alterações nas estratégias de produção e vendas, enfocando
aspectos de preservação ambiental e social. Destaca-se também o foco na sobrevivência e saúde
financeira das organizações, para que elas consigam continuar gerando prosperidade
econômica, empregos e desenvolvimento. Nesse contexto este trabalho teve por objetivo
identificar a real orientação estratégica de empresas que atuam no mercado brasileiro em
relação à sustentabilidade, mapeando o comportamento sustentável do consumidor e
estabelecendo um modelo de relacionamento estratégico entre o mercado, os aspectos internos
organizacionais e os consumidores. Os resultados demonstraram haver impacto considerável
das políticas internas como principal motivação das empresas para ações de sustentabilidade,
sendo que o comportamento do consumidor brasileiro revelou não ser articulado e consciente
o suficiente para exercer pressão efetiva sobre as organizações nesse sentido, assim como os
aspectos internos revelaram sobreposição às práticas de mercado. Tais resultados contribuem
para o corpo teórico sobre Estratégia Organizacional trazendo informações práticas do ambiente
de negócios brasileiro e o estágio comportamental do consumidor, validando um modelo
relacional que pode contribuir para a tomada de decisões estratégicas.
en
Sustainability has emerged as an essential application concept in the business environment from
nineties, emerging from a prominent need for the management of natural resources used in
industrial production systems as well as waste generated by domestic consumption. The triplet
‘Recycle, Reuse and Reduce’ began to be incorporated into a process of awareness of some
groups of consumers and entrepreneurs in several countries generating a behavioral guidance
related to Cleaner Production and Responsible Consumption, making necessary changes in the
production and sales strategies, focusing on social and environmental preservation aspects. Also
noteworthy is the focus on survival and financial health of organizations, so that they are able
to continue to generate economic prosperity, jobs and development. In this context, this study
aimed to identify the real strategic orientation of companies operating in the Brazilian market
in relation to sustainability, mapping the sustainable consumer behavior and establishing a
model of strategic relationship between the market, the internal organization aspects and
consumers. The results demonstrated a significant impact of internal policies as the main
motivator factor of companies to sustainability initiatives, and the Brazilian consumer behavior
has shown not to be articulate and conscious enough to exert effective pressure on organizations
in this regard, as well as the internal aspects revealed to be more important than market
practices. These results contribute to the theoretical background about organizational strategy
of bringing practical information of Brazilian business environment and consumer behavioral
stage, validating a relational model that can contribute to strategic decision making.