Título
Corporate social responsibility and competitive advantages
Autor
He, Hui
Resumo
pt
Nos últimos anos a Responsabilidade Social das Organizações (RSO) tem ganho uma profunda
popularidade. Actualmente, muitos gestores têm-se apercebido da necessidade de terem em
consideração a responsabilidade social e também têm tido preocupações acerca dos custos e dos
benefícios potencialmente gerados pela RSO. Desta forma, o estudo do impacto da RSO nas
Vantagens Competitivas (VC) tem uma relevância prática e teórica acrescida.
Este trabalho baseia-se num conjunto de proposições teóricas, procurando avaliá-las de acordo com
uma escala de medida definida, sobre a relação do modelo HEXIE e a RSO. Através da aplicação de
um questionário foram colectados 176 questionários entre 1 de Setembro de 2010 e 30 de Janeiro de
2011 no Norte da China. Para analisar os dados recolhidos foram usadas as técnicas estatísticas da
análise factorial e o modelo de equações estruturais.
Com base nos resultados obtidos, discutimos o papel da RSO no modelo HEXIE no processo de
mediação das VC e da relação entre os stakeholders. Usou-se os softwares Amos 9.0 e SPSS 18.0
para processar e analisar os dados do questionário, para verificar a relações existente entre as
variáveis do modelo conceptual e as hipóteses de investigação. Estas são as principais conclusões:
(1) Como um todo, os gestores Chineses têm um bom desempenho na responsabilidade requerida
pelas normas/lei; contudo têm desempenhos fracos na responsabilidade “obrigatória” ao nível ético
e filantrópico;
(2) A RSO no modelo HEXIE começa com duas dimensões, mecanismo do princípio-dual, a interna
“He” (gestores, cultura organizacional, estratégia do negócio, liderança) e a externa
“Xie” (normativos legais, supervisão das instituições governamentais e organizações não
governamentais, supervisão dos media, standards internacionais);
(3) A relação com os Stakeholders deve ser dividida em dois aspectos: stakeholders que não têm
uma relação de negócio e os que têm uma relação de negócio;
(4) As vantagens competitivas também devem ser separadas em duas dimensões: as externas
(reputação da organização, apoio governamental, tanto financeiro como outro tipo de apoio) e
internas (talento interno, capacidade de inovação);
(5) O modelo HeXie tem uma relação directa com a RSO, mas não positiva, na promoção e
manutenção de VC;
(6) A influência da relação entre a RSO e o modelo HeXie nas VC pode ser analisado da seguinte
forma: RSO no Modelo HeXie -> stakeholders -> vantagens competitivas. Os stakeholders têm um
importante papel na mediação entre a RSO e o Modelo HeXie, potenciando as VC.
en
In the past years, Corporate Social Responsibility (CSR) gained more and more popularity. At
present, many businesses have realized the necessity and imperative to undertake CSR, and also
been concerned about the costs and benefits possibly generated from CSR. The study about the
impact of CSR on Competitive Advantage (CA) is an important practical and theoretical issue. The
thesis based on theoretical analysis about CSR’ HEXIE management, Stakeholder Relationship and
CA, brings forward a series of propositions and establishes the measurement scales for them.
Through pilot in-depth interview and the questionnaire approaches, we collect 176 questionnaires in
the context of North China from September 1, 2010 to January 30, 2011. On the basis of the statistic
analysis of Factor Analysis and Structural Equation Modeling (SEM), we discusse the role of CSR’s
HEXIE management on promoting CA through the mediator variable (Stakeholder Relationship).
The statistics softwares SPSS18.0 and Amos9.0 have been used for processing and analyzing the
survey data, to verify the hypotheses. The conclusions of the thesis are as follow:
(1) As a whole, the Chinese businesses have a good performance in CSR required by the laws,
however, a poor performance in mandatory responsibility at ethical and philanthropic level.
(2) CSR’s HEXIE management is started with the two dimensions, dual-principles mechanism,
internal “He” principle (employee management, corporate culture, business strategy, leadership
concepts) and external “Xie” principle (legal restraint, governmental and non-governmental
organizations’ supervision, media supervision, international standards);
(3) Stakeholder relationship is divided into two aspects: non-business related stakeholder
relationships and business related stakeholders;
(4) Competitive advantage is also separated into two dimensions: external CA (enterprise’s
reputation, financing and government support) and internal CA (enterprise’s employees and
innovation ability);
(5) HEXIE management on CSR Plays a direct but not positive role in promoting and maintaing of
competitive advantages;
(6) The positive influence of CSR’s HEXIE management on CA is passed on as follows: CSR’s
HEXIE management -> stakeholders relationships -> CA. The stakeholder relationship plays a
crucial mediator role in increasing the effect from CSR’s HEXIE management on CA.