Título
Employer branding in the chinese public hospital
Autor
Jiaxin, Luo
Resumo
pt
O presente estudo tem por objetivo investigar o quadro instrumental e simbólico, em conjunto,
de maneira a analisar a marca de empregador no contexto chinês, uma cultura não ocidental.
Mais especificamente, examinamos a importância relativa dos atributos instrumentais e
simbólicos distinguidos como empregadores em hospitais públicos entre dois grupos de
indivíduos (211 estudantes de último ano e 200 médicos atualmente empregados).Os
primeiros resultados mostram que os atributos instrumentais e simbólicos são
significativamente relacionados com a atractividade empregadora do hospital. As
interferências dos traços simbólicos podem, quanto a elas, explicar a variância incremental na
atractividade do empregador além dos atributos instrumentais. Em segundo lugar, embora os
atributos expliquem porções similares da variância nos dois grupos, as variáveis significativas
dentro desses mesmos atuam divergentemente. Além do mais, candidatos potenciais têm
percepções mais favoráveis dos atributos instrumentais e simbólicos comparativamente aos
médicos atualmente empregados. Finalmente, são discutidas implicações para práticas de
branding de empregador e limitações para futuras investigações.
en
The present study aims to investigate the instrumental- symbolic framework as a package for
analyzing employer branding under Chinese context, a non-Western culture. Specifically, we
examine the relative importance of perceived instrumental and symbolic attributes as an
employer in public hospitals between two groups of individuals (211 final-year students and
200 current employed doctors). First, results show that instrumental and symbolic attributes
are significantly related to hospital’s attractiveness as an employer, while symbolic trait
inferences can explain incremental variance in employer attraction beyond instrumental
attributes. Second, although attributes explain similar portions of the variance in two groups,
the significant variables within the dimensions perform divergently. In addition, potential
applicants have more favorable perceptions of both instrumental and symbolic attributes than
current employed doctors. Finally, implications for employer branding practices and
limitations for future researches are discussed.