Título
Generational and age diversity in a Portuguese hotel chain
Autor
Milho, Rita da Silva Lopes
Resumo
pt
Ter três gerações a trabalhar juntas, lado a lado, é um dos maiores desafios das organizações hoje em dia, não só em Portugal como na restante União Europeia. O nosso objetivo com o presente estudo é comparar as diferenças reais com as differenças percebidas entre gerações, em termos de características do local de trabalho. Também pretendemos testar se o Clima de Diversidade Etária, um construto recente na literatura, está relacionado com o Compromisso. Uma vez que o nosso estudo é focado unicamente no setor do Turismo, para analisar estas temáticas dirigimos um questionário a uma cadeia hoteleira portuguesa, onde participaram 98 trabalhadores. Os nossos principais resultados reportaram que os colaboradores das várias gerações percecionam mais diferenças do que as que realmente existem entre si. Outro resultado importante mostra que o Clima de Diversidade Etária é um bom preditor do Compromisso, pelo que a empresa deve focar-se em promover práticas de Recursos Humanos para todos os grupos geracionais. No entanto, a empresa deve focar-se um pouco mais em práticas direcionadas aos mais velhos, pois estes parecem valorizar este Clima de Diversidade Etária mais que as restantes gerações. A maior limitação do nosso estudo deve-se ao facto de termos uma amostra reduzida que poderá não ser representativa da restante empresa ou mesmo de outras organizações do Turismo. Sugerimos que em estudos futuros sejam testadas estas diferenças e correlações num contexto mais extenso de forma a confirmar, ou não, os nossos resultados e conclusões.
en
Having three generations working together, side by side, is a great challenge to organizations of today, not only in Portugal but in almost every country of European Union.
Our aim with the present study was to compare the actual versus perceived differences between generations, in terms of some workplace characteristics. We also aimed to test if Age Diversity Climate, a recent construct on literature, was related to Commitment. Once our study is focused only on tourism sector, to study the concepts and theories mentioned above we applied a survey on a Portuguese hotel chain, where we had a total of 98 participants.
Our main results reported that the employees of diverse generations have more perceived differences between them than actual ones. This probably leads to the conclusion that rooted stereotypes prevail above the actual differences. Another important result showed that Age Diversity Climate is a good predictor for Commitment whereby the company should focus its attention on promoting Human Resources Management practices adequate to all the generation cohorts. However, the company should give a bit extra emphasis on practices directed to older workers, once this generation value it more than others.
The major limitation of our study is that the analyzed sample is small and could be not representative of the rest of the company, and of the other organizations present in Tourism sector. We suggest that hereafter the future research could test these differences and correlations on a more extensive target and confirm, or not, our results and conclusions.