Título
Teacher-child interactions and children's social skills and problem behaviors: ECEC dosage and disability status as moderators
Autor
Aguiar, Ana Lúcia Vidigal Paixão
Resumo
pt
Vários estudos têm reportado associações entre a qualidade dos contextos de educação de
infância, o grau de exposição das crianças a esses contextos e o desenvolvimento social e
comportamental das crianças, com alguns desses estudos a sugerirem que esta associação
pode ser particularmente forte para crianças em desvantagem social e económica. No presente
estudo, investigámos a relação entre a qualidade das interações educador/a-criança e as
competências sociais e problemas de comportamento das crianças, bem como os efeitos
moderadores da dosagem e do estatuto de incapacidade nesta relação. Participaram neste
estudo 180 crianças com desenvolvimento típico (119 rapazes) e 42 crianças com
incapacidade (29 rapazes) (Midade = 63.75; DP = 7.77), num total de 222 crianças, integradas
em 44 salas inclusivas de pré-escolar, situadas na Área Metropolitana de Lisboa, em Portugal.
Os nossos resultados indicaram que a qualidade das interações educador/a-criança não está
associada às competências sociais das crianças e que a proporção de dias que a criança esteve
ausente da escola está negativamente associada às suas competências sociais. Paralelamente,
encontramos efeitos moderadores do número de meses com o/a educador/a e do estatuto de
incapacidade na relação entre dois domínios das interações educador/a-crianças e as
competências sociais das crianças. Por fim, as interações educado/a-criança não estavam
associadas aos problemas de comportamento das crianças e esta relação não foi moderada
pela dosagem nem pelo estatuto de incapacidade. Globalmente, encontrámos alguns
resultados encorajadores, que sugerem que o grau de exposição a contextos de educação de
infância pode influenciar de forma direta e indireta o desenvolvimento social das crianças.
en
Multiple studies have reported associations between ECEC quality and dosage and children´s
social and behavioral development, with some further suggesting that this association may be
particularly strong for more socioeconomically disadvantaged children. In the present study,
we examined the direct relation between the quality of teacher-child interactions and
children´s social skills and problem behaviors, as well as the moderating effects of ECEC
dosage and children´s disability status. Participated in this study 180 typically; developing
children (119 boys) and 42 children with disabilities (29 boys) (Mage = 63.75; SD = 7.77), in
a total of 222 children, from 44 inclusive classrooms in the Metropolitan Area of Lisbon,
Portugal. Our results indicated that the quality of teacher-child interactions is not associated
with children´s social skills and that the proportion of days children were absent from school
is negatively associated with their social skills. Simultaneously, we found moderating effects
of the number of months with the lead teacher and disability status in the relation between two
domains of teacher-child interactions and children’s social skills. Teacher child-interactions
did not predict children´s problem behaviors, nor did dosage or disability status moderate this
relation. Overall, we found some encouraging results, suggesting that dosage may directly and
indirectly influence children´s social development.