Título
A fronteira entre a arte e a ciência no fotojornalismo: o caso da national geographic society
Autor
Sousa, Joana Semião Teixeira de
Resumo
pt
A fotografia nasceu de princípios científicos aplicados à atividade de artistas. É um
poderoso método de comunicação visual, tornando essencial uma interpretação consciente
do seu conteúdo, e do contexto da sua produção. A evolução da fotografia artística foi
marcada pelo objetivo de equiparar a fotografia ao mundo da arte, surgindo assim a
“fotografia direta” e a inclusão do fotojornalismo na arte. No fotojornalismo, o processo de
captura das imagens é importante, acarretando uma responsabilidade que se transmuta
para os códigos de ética adotados pela indústria dos media; foi assim desenvolvida a
forense de imagens cuja finalidade é averiguar a sua integridade.
A National Geographic acumulou uma coleção de 11,5 milhões de imagens que foi
aberta ao público pela primeira vez em 2009 através de uma parceria com a galeria Steven
Kasher. A coleção tem vindo a ser vendida em leilões, cujo o primeiro data a Dezembro de
2012. Na atividade da revista os fotógrafos são de extrema relevância, alguns dos quais têm
uma forte presença nos mercados da arte. As parcerias e expedições da sociedade são um
veículo de produção de obras de arte.
As fotografias desempenham um papel fundamental na prossecução dos Direitos
Humanos e na denúncia da sua violação, impactando diretamente as mudanças mundiais, e
conduzindo também à tomada de decisões e estabelecimento de iniciativas que visam o seu
alcance. Alguns fotógrafos da National Geographic são especialistas nesta matéria,
nomeadamente mulheres que dedicam a vida a utilizar a fotografia como ferramenta para a
harmonização dos desequilibrios existentes.
en
Photography was born from the application of scientific principles to artist’s activities.
It is a powerful method of visual communication, making essential a conscientious
interpretation of its content and the context in which it was produced. The evolution of artistic
photography was marked by the goal of matching photography to the art world, thus
emerging “Straight photography” and the adoption of photojournalism by the arts. In
photojournalism the process of capturing the image it is important, entailing a responsibility
that transmutes to the codes of ethics adopted by the media industry, where there is the
forensic analysis of images reserved to check their integrity.
National Geographic accumulated a collection of 11,5 million images that was open to
the public for the first time in 2009, through a partnership with Steven Kasher Gallery. The
collection has been sold in auctions, the first one in December 2012. Photographers are
extremely relevant to the magazine’s activity, and some have a strong presence in the art
market. National Geographic partnerships and expeditions are a method of production of art
works.
Photography developed an important role on the persuit of human rights and
reporting its violation, with a direct impact at the level of world changes, also leading to
decision making and the establishment of initiatives. Some National Geographic
photographers are specialized in human rights, specifically women that devoted their lives to
using photography as a tool to harmonize the existing conflicts.