Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O naturalista digital amador

Autor
Alves, Tânia dos Reis
Resumo
pt
Esta dissertação investiga um coletivo de indivíduos que fotografa e publica fotografias da natureza na rede de armazenamento e partilha Flickr. O principal objetivo é estudar esses internautas e compreender o sentido veiculado pelas suas fotografias, com especial incidência nas de aves, quer enquanto forma testemunhal e emocional de documentar o mundo selvagem, quer no que elas revelam dos valores e das aspirações que subjazem e norteiam a escolha de motivos visíveis a fotografar. Analisamos ainda o modelo de interação visual, pensando as relações que se formam no Flickr nos seus ritmos, na sua ambiguidade, no seu significado, como dualismo de identificação e diferenciação, e determinamos os contornos da emergência da colaboração online. Sob a combinação metodológica de etnografia virtual, entrevistas e do software UCINET, argumentamos que a fotografia desempenha um papel fulcral na rede, condensando informação, um registo de conhecimento amador e um lúdico visual. A fotografia permite criar um grande arquivo natural, é base de uma prática fraternal e relacional de dádiva, estimula formas particulares de sociabilidade e de encenação das individualidades e promove o surgimento de um novo tipo de naturalismo que cunhamos como naturalismo digital amador. Esta figura que integra a rede é fã da fotografia digital, do Flickr e da natureza. O Flickr, por sua vez, pode ser considerado enquanto corolário da preponderância da visualidade como modo de produção e comunicação simbólica, e na qualidade de entidade significante que abre um cenário no qual os indivíduos se dão à representação, à interação e ao jogo.
en
This dissertation results from the study of a collective of individuals that photograph and publish nature photographs on Flickr, a social network for photo storage and sharing. The main objective is to study these individuals and understand the meaning conveyed by their pictures, giving particular emphasis to birds, either as an emotional and testimonial form of documenting the wild world, but also looking for what they reveal of the values and aspirations that underlie and guide the choice of visible motifs for photographing. In addition, it aims to understand the model of visual interaction, contemplating the relationships formed in Flickr in their rhythms, their ambiguity, their meanings, as a dualism of identification and differenciation, and to determine the contours of the emergence of online collaboration. Grounded on a methodological combination of virtual ethnography, interviews and software UCINET, we argue that photographs play a key role in this social network. Photography combine information, a type of amateur knowledge and a visual playful element. It offers archiving solutions, it is the basis for a fraternal and relational practice of gift, it encourages particular forms of sociability, it gives rise to the performance of individuality and promotes the emergence of a new kind of naturalism, which we designate as digital amateur naturalism. This networked individual is a fan of photography, of Flickr and of nature. Flickr, in turn, can be considered a corollary of today´s preponderance of visuality as a way of symbolic production and communication, and as a significant entity that opens a scenario in which individuals give themselves to representation, to interaction and to play.

Data

17-jun-2013

Palavras-chave

Conhecimento
Knowledge
Novos média
New media
Digital
Jogo
Game
Visibilidade
Visibility
Fotografia
Photography
Sociabilidade
Sociability
Collaboration
Colaboração
Collection
Flickr
Naturalismo
Amador
Colecionismo
Naturalism
Amateur

Acesso

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