Título
A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional
Autor
Castanheira, Ondina Leonor da Silva
Resumo
pt
Com a crescente alteração da legislação, a escola tem mudado nas últimas décadas. Tem vindo a
ter um crescimento rápido e complexo, exigindo uma gestão cada vez mais profissional, vincada no
aumento da eficiência, eficácia e qualidade do serviço educativo.
As novas exigências na organização escolar em prol do sucesso dos alunos implicam uma
análise ao nível da gestão e das práticas sem descurar as definições provenientes da tutela.
Com o presente trabalho pretendemos estudar as formas como os docentes, que exercem
funções do domínio das lideranças intermédias, entendem o cumprimento das tarefas que desenvolvem
e a perceção que têm do impacto que das mesmas resulta para a melhoria e funcionamento adequado
da Escola/agrupamento.
As estruturas de gestão intermédia têm vindo a adquirir um papel primordial nas organizações
escolares. Torna-se assim relevante compreender as dinâmicas destas estruturas e os modos como elas
se podem adaptar para responder aos desafios educativos que surgem.
Assume-se que, tal como as lideranças de topo, as lideranças intermédias são basilares para
construir bons resultados escolares e devem proceder como motor de transmissão coletivo,
fomentando o trabalho colaborativo, beneficiando o desenvolvimento organizacional e estimulando o
desenvolvimento profissional dos docentes.
No que concerne ao enquadramento teórico, o trabalho centrou-se nas temáticas da escola como
organização, lideranças intermédias e de topo no contexto educativo, articulação curricular,
procurando dar resposta às perguntas que, constituindo ponto de partida, delinearam o estudo.
Adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória e o instrumento mobilizado para a
recolha de dados foram as entrevistas aos docentes envolvidos nos dois agrupamentos. Foram
realizadas entrevistas a professores dos dois agrupamentos, localizados em Lisboa.
O trabalho e análise de dados permitiu-nos concluir que apesar do órgão de gestão ser
unipessoal se reconhecem as lideranças intermédias nos agrupamentos como estruturas
organizacionais determinantes nos processos de tomada de decisão em colaboração, estruturação de
práticas colaborativas. Neste processo destaca-se a importância que os intervenientes reconhecem à
formação especializada.
Os resultados obtidos mostram que a articulação curricular não deverá limitar-se somente às
atividades sociais impulsionadas pelas escolas/agrupamentos, é fundamental que haja trabalho de
equipa entre docentes de diferentes anos e ciclos, ao qual não deverá ser alheia a definição de
dinâmicas que articulem professores/escola, família e meio.
en
In the last few decades school has been changing according to the increasing legislation
alteration. Is has been suffering a rapid and complex growth demanding a more and more professional
leadership based on the efficiency and quality of the educational practices.
The new demands in the school organization towards the students success, involve a deep
analysis in relation to management and practices, paying attention to the definitions coming from the
leadership.
With this project we intend to study the way as teachers who deal with intermediate leaderships,
see the execution of the tasks they propose and the perception they get from the impact that those tasks
have towards a better and suitable working method of the school.
The intermediate management structures have been acquiring an important role in the school
organizations. So, it is important to understand these structures dynamics and the way how they can
adapt in order to answer to the educational challenges.
It is known that both top and intermediate leaderships are fundamental to get good school
results and that they should contribute for the cooperative work, improving the organization
development and stimulating the teachers’ professional development.
In relation to the theoretical field, this project has been focused in topics such as the school as
an organization, top and intermediate leadership, curricular articulation, trying to give an answer to the
questions that, as a starting point, have depicted this study.
Is has been adopted a quality methodology and the chosen means for the data gathering were the
interviews done to teachers from the two group schools in Lisbon.
The data work and analysis, allowed us to conclude that in spite of having only one director in
both schools, the intermediate leaderships have an important role in all decisions and the good
management of the school. In this process it is recognized the importance given to specialized
formation.
The results show that the curricular articulation shouldn’t only be limited to the activities
promoted by the schools but it is also fundamental to exist cooperative work among the teachers of
different teaching levels and also strategies which can involve teachers/school, family and society.