Título
The role of autonomy, status conflict and techno-complexity in exhaustion and self-efficacy: a study with chinese university teachers
Autor
Zhao, Mengyang
Resumo
pt
Com a transformação do sistema de ensino superior, os professores universitários estão
enfrentando muitos desafios e estresse no local de trabalho. Estudos anteriores concluíram que
as exigências e recursos do trabalho desempenham um papel importante na explicação da
exaustão nos trabalhadores. Neste estudo, 172 professores universitários chineses
participaram através da resposta a um questionário. Este estudo transversal teve como
objetivo analisar como a autonomia, o conflito de estatuto e a complexidade tecnológica
podem ter impacto na exaustão emocional utilizando o modelo JD-R e verificar de que modo
a autoeficácia pode moderar estas relações. Os resultados mostraram que a autonomia estava
negativamente associada à exaustão, porém, o conflito de estatuto e a complexidade
tecnológica estavam positivamente relacionadas com a exaustão. Os resultados revelaram
também um impacto significativo da interação entre autonomia e a autoeficácia elevada na
exaustão. Adicionalmente, a interação entre a autoeficácia baixa e o conflito de estatuto foi
significativa na previsão de exaustão. Além disso, a interação entre a complexidade
tecnológica e os dois níveis de autoeficácia foram estatisticamente significativos na previsão
da exaustão. Estes resultados revelaram que níveis mais elevados de conflito de estatuto e de
complexidade tecnológica estavam associados à exaustão quando a autoeficácia era baixa. No final do estudo apresentam-se as implicações práticas dos resultados, as limitações e
algumas sugestões para pesquisas futuras.
en
Since the transformation of higher educational system, university teachers are confronting
lots of challenges and stress at workplace. Previous studies have explored job demands and
job resources played a significant role in explaining exhaustion of employees. In this study, 172 Chinese university teachers participated in the questionnaire survey. This cross-sectional
study aimed to analyze how autonomy, status conflict, and techno-complexity could impact
emotional exhaustion according to the JD-R model and how self-efficacy, as a moderator, could moderate these relationships. Results showed that autonomy negatively related to
exhaustion, however, status conflict and techno-complexity were positively associated with
exhaustion. The results revealed that the interaction of autonomy and higher-level
self-efficacy was significant in predicting exhaustion. Additionally, the interaction of lower
self-efficacy and status conflict was significant in predicting exhaustion. Furthermore, the
interaction between techno-complexity and both levels of self-efficacy were statistically
significant in predicting exhaustion. These results revealed that higher level of status conflict
and higher level of techno-complexity were associated with exhaustion when self-efficacy
was low. The practical implications of the results, limitation, and some suggestions for future
research are presented at the end of the study.