Título
Análise das dinâmicas de ética bancária com recurso a mapas cognitivos fuzzy
Autor
Azevedo, Ana Rita Santa Cruz
Resumo
pt
Partindo do pressuposto que, atualmente, existe uma maior consciencialização por
parte das instituições bancárias de que a ética ou a falta dela pode afetar positiva
ou negativamente a sua reputação, é possível afirmar que a preocupação do setor
bancário em se reger por normas, condutas e práticas éticas tem vindo a aumentar
exponencialmente. Contudo, o alinhamento de tais práticas com as operações
diárias de um banco exige o tratamento cuidado de um vasto leque de variáveis, tangíveis ou
intangíveis, o que constitui um processo notoriamente difícil. Por conseguinte, o objetivo
principal da presente dissertação centra-se no desenvolvimento de um modelo conceptual,
através de ferramentas de mapeamento cognitivo difuso (i.e. fuzzy cognitive mapping), que
visa o reconhecimento e a perceção das relações de causalidade entre os elementos que
influenciam as práticas éticas no setor bancário. Os resultados obtidos indicam que os mapas
cognitivos detêm um elevado potencial de aplicabilidade no que diz respeito à estruturação de
problemas dinâmicos e reais, oferecendo assim a possibilidade de minimizar os erros aquando
do processo de tomada de decisão. Em particular, foi possível apurar que a gestão ética dos
colaboradores, as práticas e comportamentos dos colaboradores, as práticas de governance e
as práticas de responsabilidade social são, efetivamente, os elementos de maior
representatividade na análise das práticas de ética bancária. As pressuposições práticas do
modelo criado, as respetivas vantagens e limitações são também objeto de discussão.
Palavras-Chave: Apoio à Tomada de Decisão; Práticas Éticas; Setor Bancário; Dinâmicas de
Causa-Efeito; Mapas Cognitivos Fuzzy.
en
because the perceived ethics of a banking institution can affect its reputation,
concern over ethical practices in the banking sector is rapidly increasing. The
alignment of such practices with daily operations, however, requires dealing with
a wide range of variables, tangible or intangible, and constitutes a notoriously
difficult endeavor. Still, due to the rapidly changing economic environment and
current sharp competition in the banking industry, a better understanding of this alignment
can help bank managers and other key players enhance value creation through more informed
decisions, contributing to stronger integration of ethical practices in the banks’ daily
activities. This paper proposes the use of fuzzy cognitive maps (FCMs) to analyze the
dynamics behind ethical banking practices. Grounded on intensive group meetings with a
panel of senior executives from the banking industry, the result is a well-informed processoriented framework that sheds light on the manner in which ethical practices interrelate with
each other. Implications, advantages and shortcomings of our proposal are also discussed.