Título
CSR coffee brand value: a retailers perspective
Autor
Moreira, André Augusto Tavares de Mello Soalheira
Resumo
pt
O comércio justo, como um afloramento da responsabilidade social das organizações, ganhou
importância com o comércio de café onde os consumidores finais, alegadamente, tendem a dar
importância a marcas que adotam o comércio justo. No entanto, a escolha da marca é de facto
feita pelos retalhistas que condicionam em primeira mão as escolhas dos consumidores. Esta
questão tem vindo a ser objeto de estudo, especialmente em Portugal, facto que é de relevo se
considerarmos sobretudo o facto do comércio de café em Portugal ser especialmente
expressivo.
Este estudo tem por objetivo compreender até que ponto é que a escolha da marca de café pelos
retalhistas reflete os atributos e preferências de RSO dos consumidores simultaneamente
comparando a sua capacidade explicativa contra as variáveis não relacionadas com a RSO, tais
como o preço, a qualidade do produto, na determinação do valor global da marca.
Os resultados obtidos com um inquérito efetuado a 88 retalhistas de café mostra uma clara
associação entre as opções de compra dos retalhistas de café e refletem os atributos e
preferências de RSO dos consumidores finais. Mais, demonstra ainda que o comércio justo é
um preditor do valor global das marcas de café, enquanto que as variáveis não relacionadas
com a RSO não o são.
Os resultados são discutidos à luz da teoria existente e dos resultados relativamente a ela
existentes.
en
Fair trade, as an expression of corporate social responsibility, gained especial importance in
coffee business where end consumer allegedly give preference for brands endorsing fair trade.
However, brand choice is actually made by retailers who condition first-hand the end consumer
choices. This issue has been under researched, especially in Portugal, which is of relevance
especially if we take into account the fact that Portuguese coffee trade has considerable
expression.
This study is set to understand to which extent do retailers’ coffee brand choices reflect
attributed CSR preferences to end consumers while also comparing its explanative power
against non-CSR variables, such as price or product quality, in predicting overall brand equity.
Results with 88 coffee retailers show a clear association between retailer coffee brand choices
and attributed CSR brand preferences of end consumers. Also, that fair trade is a predictor of
overall coffee brand equity while non-CSR variables failed to be so.
Results are discussed at the light of extant theory and conclusions draw pertaining.