Título
Consumers' perception of corporate social responsability: the example of eco-design
Autor
Rioux, Bérénice
Resumo
pt
O envolvimento das empresas em Responsabilidade Social Corporativa tem se tornado mais
forte nas últimas décadas. Este crescente interesse vem da vontade que uma empresa tem de
implementar políticas de RSC, impactando diferentes áreas das suas atividades.
Além disso, os consumidores também devem estar fortemente envolvidos no processo para
garantir o sucesso dessa política. Para compreender as percepções dos consumidores no sentido
de RSC, este artigo aborda a RSC como um todo e como um exemplo específico de aplicação:
produtos eco-projetados.
Após uma revisão bibliográfica extensa, e uma investigação exploratória feita através de
observações indiretas, discutimos, em primeiro lugar, que RSC é um conceito realmente muito
conhecido, enquanto eco-design permanece menos familiar para a maioria dos consumidores.
Em segundo, foi discutido que RSC e eco-design ajudam a construir a confiança dos consumidores e, portanto, uma boa imagem da marca, mesmo que isso nem sempre se traduza
na intenção de compra.
Com base na revisão da literatura e da pesquisa, exploramos a correlação entre os
comportamentos dos consumidores em relação à RSC e ao eco-design, descrevendo suas
percepções quando se trata de cada um desses conceitos.
en
Companies' involvement in Corporate Social Responsibility has become stronger through the
past decades. This rising interest comes from the interest a business has to implement CSR
policies, impacting different areas of its activities. Consumers should also be strongly involved
in the process, to ensure the success of such a policy.
To understand consumers' perceptions towards CSR, this paper covers CSR as a whole and a
specific application example of it: eco-designed products. After an extensive literature review
and an exploratory investigation made through indirect observations, we argue first, that CSR
is a really well-known concept while eco-design remains less unfamiliar to most consumers and
second, that CSR and eco-design help build consumers' trust and thus a good brand image, even
though this does not always translate into purchase intention. Based on the literature review and
survey, we explored the correlation between consumers' behaviors towards CSR and towards
eco-design, by describing their perceptions when it comes to each of these concepts.