Título
Financiamento através do crédito comercial: evidências nas (maiores e melhores) PME's portuguesas
Autor
Panchá, Punit Limji
Resumo
pt
O principal objetivo desta dissertação é testar empiricamente algumas teorias sobre as
razões pelas quais as pequenas e médias empresas portuguesas concedem financiamento
a outras empresas suas clientes, através do crédito comercial. Para o efeito utilizou-se
dados económico-financeiros das 122 maiores e melhores PME’s durante os anos 2007 a
2013 de acordo com o jornal Expresso.
Apesar da importância do crédito comercial como fonte de financiamento empresarial, o
tema está longe de se considerar esgotado, uma vez que não existe uma teoria geral sobre
este assunto. Assim, este trabalho procura contribuir para a literatura que estuda os
determinantes para a concessão de crédito comercial.
No estudo em questão, conclui-se que empresas com maior facilidade de acesso a
mercado de capitais atuam como financiadoras de seus clientes com dificuldades no
acesso ao financiamento e que o crédito comercial não é utilizado como objeto de
discriminação de preços por parte destas empresas.
en
The main goal of this work is to empirically test some theories about why small and
medium sized Portuguese companies provide funding to other client companies through
the commercial credit. For this purpose we used economic-financial data of the 122
largest and best SMEs during the years 2007 to 2013, according to the Expresso
newspaper.
Despite the importance of trade credit as a source of business financing, the issue is far
from being considered exhausted, since there is no general theory on this. This work seeks
to contribute to the literature studying the determinants for granting trade credit.
In this study, it is concluded that companies with greater acess to capital markets act as
lenders of its clients with difficulties in access to financing and that trade credit is not
used as price discrimination object by these companies.