Título
Da gestão de recursos humanos à gestão de talento: estratégias para atrair e identificar, desenvolver e reter talento
Autor
Gouveia, Ana Luísa Marcelina Fonseca
Resumo
pt
A crescente globalização dos mercados e da economia, bem como a mobilidade do
capital humano, aliados à inovação tecnológica, surgem como alguns dos fatores que
atribuem um novo paradigma à gestão de recursos humanos. Esta mudança pressupõe a
necessidade de um posicionamento estratégico, adaptado ao ambiente dinâmico e
competitivo, capaz de prever necessidades, diretamente relacionado à gestão de talento.
Apesar do elevado grau de interesse académico sobre a temática, a gestão de talento
continua subdesenvolvida, sendo que a principal limitação é o fato de esta carecer de
uma consistente definição. Esta pesquisa contribui para esse debate através de um
estudo exploratório de estratégias de gestão de talento de empresas em Portugal. A
investigação, de natureza qualitativa, incide sobre quatro empresas de setores distintos e
procura, através de entrevistas semi-diretivas aos responsáveis de recursos humanos,
perceber se as práticas de recursos humanos utilizadas vão ao encontro das que, de
acordo com a literatura, configuram as estratégias de gestão de talento.
Os resultados da análise empírica indicam que as empresas se encontram em diferentes
estágios de maturidade de gestão de talento. Os resultados indicam que as estratégias
para atrair e identificar talento baseiam-se no desenvolvimento de um processo de
recrutamento, adaptado ao atual contexto competitivo, em que as empresas recorrem a
headhunting e a assessment centers, bem como a empresas externas que as auxiliem
neste processo. No momento da atração, salientaram a importância do employer
branding.
Verificou-se, também, que existe uma maior preocupação em estratégias para
desenvolver e reter talento e que as empresas apostam numa coesa e transparente gestão
da formação e gestão de desempenho.
en
The increasing globalisation of the markets and economy, as well as the mobility of
human capital and technological innovation, are some of the many factors that
contribute to a new paradigm of human resources management. This change
presupposes the necessity of a strategic positioning that is adapted to dynamic and
competitive atmospheres, and that is able to predict necessities directly connected to
talent management.
Although there’s a high level of academical interest in this topic, talent management
continues underdeveloped, with its biggest limitations being the fact that it necessitates
of a consistent definition. This investigation contributes to this debate through an
exploratory study of strategies of talent management in companies in Portugal. The
investigation, of qualitative nature, focuses on four companies of different sectors and
intends to find, through semi-directive interviews with human resources managers, if
the human resources practices that are used are the same as the ones available in
literature regarding talent management.
The results of this empirical analysis indicate that companies are in different stages of
maturity when it comes to talent management.
The results indicate that the strategies used to attract and identify talent are based on the
development of a recruitment process, adapted to the current competitive state, in which
companies resort to headhunting and assessment centres, as well as external companies
to assist them in this process. In the moment of attracting talent, they highlighted the
importance of employer branding.
It was also found that there is a bigger concern in having strategies to develop and retain
talent and that companies value cohesive and transparent management when it comes to
management training and performance management