Título
Um modelo de gestão integrada de avaliação de desempenho: estudo de caso
Autor
Matias, Susana Alexandra Pereira
Resumo
pt
O presente projeto de mestrado desenvolve-se na Spica, uma empresa de organização de
eventos de Barcos à Vela, localizada nas Docas de Lisboa, cujo dono e gerente da empresa
se viu com dificuldades em avaliar os seus colaboradores e a premiá-los.
A Avaliação de Desempenho é uma prática cada vez mais importante nas organizações,
pois permite que estas diagnostiquem o desempenho dos seus colaboradores num
determinado período de tempo. Permite igualmente a oportunidade para o colaborador de
receber feedback sobre o seu percurso na empresa e com isso gerar melhorias e resultados.
A empresa pode assim reajustar cada vez mais o seu capital humano às suas estratégias e
com isso conseguir melhores resultados.
No sector do turismo, e especificamente na organização de eventos, começa a haver uma
preocupação em pôr em prática determinadas ferramentas de avaliação, pois isso permite
ter recursos mais formados e adaptados às necessidades da empresa. Este facto permite
assim que tenhamos um sector mais valorizado, mais profissional e com uma melhor
imagem para o público.
Este modelo vai de encontro às necessidades da empresa e está associado a um sistema
de incentivos. Tal aposta resultou num reforço das relações no seio da empresa, numa
avaliação mais equitativa entre colaboradores e consequentemente num melhor
alinhamento entre colaboradores e organização.
en
This company project was done in cooperation with Spica, a sailing boat event
organization company, located in Lisbon docks, whose owner and manager found himself
struggling to assess their employees and rewards them.
The Performance Evaluation is an important practice in organizations since it allows these
to diagnose the performance of its employees in a given period of time. It also allows the
employee receive feedback on their journey in the company and generate improvements
and results. The company can thus adjust increasingly their human capital to their strategies and thus achieve better results. The company can adjust its human capital to
their strategies and then achieve better results.
In the tourism sector, and specifically in events organization, begins to be a concern to
implement certain assessment methods. This allows to have more trained resources and
adapted to business needs. This allows to have a valued sector, more professional and
better image to the public.
This model meets the company's necessities and is still associated with an incentive
system such bet resulted in an effort of relations within the company, a more equitable
evaluation between employees and consequently a better alignment between employees
and organization.