Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Condições de trabalho nos setores da saúde e educação

Autor
Paulo, Joana Filipa Paciência
Resumo
pt
A presente investigação aborda as condições de trabalho nos setores da saúde e da educação. Insere-se num projeto de âmbito nacional, o qual se destaca pela sua relevância social, na medida em que constitui uma iniciativa pioneira nesta temática, contando com a colaboração da Autoridade para as Condições de Trabalho – ACT. A recolha de dados foi realizada através do Instrumento AGE, que reflete várias dimensões das condições de trabalho, abordando fatores relacionais, psicológicos, ergonómicos e outras temáticas que abordam expectativas futuras dos trabalhadores, bem como o contexto organizacional envolvente (e.g. exigências no trabalho). O principal objetivo deste projeto é compreender os riscos psicossociais que estão associados aos setores de saúde e educação, as condições de trabalho nestes setores e os problemas de saúde que lhe estão associados com maior frequência. Outra questão relevante a aprofundar serão o tipo de exigências que estes setores impõem aos trabalhadores (emocionais, cognitivas, pressão no trabalho, conflito de papéis, aborrecimentos) e os recursos em prol ou não dos trabalhadores (autonomia, suporte social, feedback, coaching e conciliação vida-trabalho). Os resultados evidenciaram que os profissionais da Saúde e Educação consideram que no seu trabalho estão expostos a elevadas exigências cognitivas, bem como a situações de pressão no trabalho. Destacaram ainda questões como as posturas obrigatórias, contacto direto com o público, trabalho com o computador, contacto com vírus e bactérias e descriminação etária, racial/étnica, por nacionalidade, sexo, religião, deficiência ou orientação sexual como fatores de risco no seu trabalho, merecendo especial atenção com finalidade à sua prevenção.
en
This investigation abroad the work conditions in the education and health sectors. This project belongs to a national project with lots of social relevance, because is the first study of this theme and has the collaboration of Authority for Work Conditions. The data collection was realized through the “AGE” Instrument, that reflects many dimensions of work conditions, approaching relational factors, psychological, ergonomics and another themes about the future expectations of the workers, as well as the evolving organizational context (e.g. work demands and reform expectations). The purpose of this project is to understand the psychosocial risks that are associated to the education and health sectors, the more frequent work conditions in this sectors and the health problems that are often associated. Another important question to study is the type of demands that this sectors impose to the workers (emotional, cognitive, work pressure, role conflict, hassles) and the resources that can help or not, the workers (autonomy, social support, feedback, coaching, and life-work conciliation. The results had evidence that the health and education professionals perceive their work with lots of cognitive demands as well as the work pressure situations. The professionals also had indicated questions like postures at work, direct contact with the public, computer work, contact with virus and age, racial, ethnic, for nationality, gender, religion, deficiency or sexual orientation discrimination, as risk factors in their work. This factors deserve special attention with the purpose of prevention.

Data

01-jun-2017

Palavras-chave

Educação
Psychosocial risks
Condições de trabalho
Working conditions
Saúde no trabalho
Work health
Psicologia organizacional
Psicossociologia
Risco social
Work demands
Work resources

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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