Título
O patrocínio desportivo: ativação de marca e papel do consumidor
Autor
Diogo, João Manuel Pimenta de Castro
Resumo
pt
O presente estudo tem como objetivo perceber como o patrocínio desportivo é trabalhado no mundo do desporto, bem como compreender a importância da ativação de patrocínio por parte das marcas e o modo de como estas podem afetar as crenças, as escolhas e as mentalidades dos consumidores do espetáculo desportivo.
Nesse sentido, realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo de conseguir uma melhor perceção acerca dos vários tópicos que giram em torno do tema escolhido, permitindo assim estabelecer uma ligação e fazer uma associação entre eles para que depois se torne possível retirar algumas ilações que possam ser importantes para o seguimento do estudo.
Posteriormente, foi recolhida informação qualitativa através de reuniões com profissionais da área que ajudaram a conseguir uma perceção mais realista e de “terreno”, mencionando várias experiências, ideias e vivências contribuindo com o seu “know-how” para o solidificar deste projeto.
Foi igualmente recolhida informação quantitativa através da aplicação de questionários a cidadãos Portugueses, pretendendo contrapor com a informação qualitativa que demonstra o lado dos patrocinadores. Nesta fase, o objetivo foi conseguir avaliar o lado do consumidor e como ele se relaciona com as marcas patrocinadoras no desporto.
Com base nestes pontos de trabalho foi elaborada uma conclusão final do estudo.
O presente projeto tem como objetivo suscitar uma análise proveitosa acerca do patrocínio desportivo e de como a ativação de patrocínio é trabalhada com vista a fomentar essas práticas em território nacional, e desse modo podermos melhorar nessa área. No entanto, devemos ter sempre em consideração o comportamento do consumidor que é um fator muito importante em todo este processo.
en
The objective of this study is to perceive how the sport sponsorship is wrought in the sports world, as well as understand the importance of sponsorship activation by the brands and the way how these could affect beliefs, choices and mentality of sports-show consumers.
In this context, was held a literature research, in order to achieve a better perception about the several topics in the chosen theme, this allows to connect and make an association between them, so that becomes possible to draw some conclusions that could be important for the follow-up study.
After that, it was collected qualitative information through meetings with professionals of the subject who helped me to achieve a more realistic perception, citing various experiences, ideas, life-experiences and contribute with know-how to improve the project.
It was also collected quantitative information using questionnaires applied to the Portuguese citizens, intending to cross with qualitative information that shows the sponsors perspective, here the goal was having the view of the consumer and how he relates with the sponsoring brands in the sports.
Based in this topics of work was elaborated a final conclusion of the study.
I hope that in the end, this project may raise a useful analysis about sports sponsorship and how the sponsorship activation is worked in order to promote these practices in national territory and so we can improve in this area, however we must always take in consideration the consumer behavior which is a very important factor in this process.