Título
Foodservice tendencies in 2015 and 2016 and the impact of lifestyle and social media
Autor
Martins, Rui Pedro Rio Torto Ramos
Resumo
pt
A indústria da alimentação é uma que está em constante alteração e que influencia a
vida de milhões de pessoas por todo o mundo. Os produtos e serviços prestados por este
comércio estão em constante adaptação com variáveis de influências, que permanecem
em crescimento. Adicionalmente, vivemos agora num mundo em que são os
consumidores quem criam as tendências e estes são incrivelmente vocais, relativamente
ao que querem e ao que não querem.
As alterações que a população está a sofrer no seu estilo de vida são numerosas. As
pessoas estão à procura de produtos que se possam adaptar à sua vida já personalizada.
Na área da alimentação, os restaurantes são obrigados a adaptarem-se a diferentes
variáveis, como dietas específicas e gostos em voga, enquanto mantém as suas próprias
características.
Em soma, o aparecimento de numerosas plataformas de Social Media mudou
completamente a indústria. Os restaurantes tem de se focar nas gerações peritas em
tecnologias e no marketing gratuito, mas de difícil controlo, que vem com elas.
Este projecto vai procurar compreender o impacto que as alterações no estilo de vida
dos últimos anos e da Web 2.0 tiveram nesta área. Quem cria as tendências? Como e
porque é que os restaurantes e os distribuidores de comida estão a adaptar-se às
diferentes necessidades do mercado? De forma a responder a estas questões, as
tendências dos anos 2015 e 2016 na área da alimentação vão ser analisados, seguidas
das razões por trás delas.
en
Food and catering are an ever-changing industry that influences the lives of millions of
people in the world. The products and services provided by this business are constantly
adapting to the influencing variables that are on-growing. Additionally, we are now in a
world where consumers create the tendencies and are incredibly vocal on what they
want and do not want.
The changes in lifestyle that the population is facing are numerous. People are seeking
products that may adapt to their own personalised life. In the foodservice area,
restaurants are obliged to adapt to different variables, such as specific diets and trendy
new tastes, while keeping their own characteristics.
In addition, the appearance of numerous social media platforms has changed this
industry completely. Restaurants have to focus on the new technology-savvy
generations and the free, but difficult to control, marketing that comes with them.
This project will seek to understand the impact that the lifestyle changes from the last
years and the Web 2.0 had in this area. Who creates the tendencies? Why and how are
restaurants and food distributers adapting to the new needs of the market? In order to
answer these questions, the 2015 and 2016 tendencies for the foodservice area will be
analysed followed by the reasons behind them