Título
Educação para a sustentabilidade socio ambiental em Cabo Verde: um contributo das escolas secundárias
Autor
Varela, Elisângela Filomena Semedo
Resumo
pt
A escola desempenha funções importantes na formação de cidadãos, contribuindo para o maior
conhecimento do meio onde vivem, para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo e para
intervirem no meio onde estão inseridos e nas questões socio ambientais de forma a conseguir-se uma
maior sustentabilidade ambiental.
Em Cabo Verde a educação ambiental foi reconhecida como conteúdo a fazer parte dos currículos
escolares e também se valorizam práticas de educação não formal.
Nesta investigação estudamos a contribuição da escola no âmbito da educação para a sustentabilidade
socio ambiental. O estudo foi orientado pela pergunta de partida: qual é a perceção que os elementos
da comunidade educativa têm sobre como a escola está a contribuir para a educação para a
sustentabilidade socio ambiental, através das atividades curriculares e extracurriculares? O nosso
objetivo foi descrever e analisar a perceção dos diretores, professores e alunos sobre o assunto.
Optámos por um estudo de caso, numa investigação qualitativa, com recurso à entrevista
semiestruturada.
Os resultados mostraram que há uma perceção positiva em relação à contribuição das atividades
extracurriculares no âmbito da educação para a sustentabilidade socio ambiental, as quais contribuíram
na opinião dos entrevistados para que ocorressem mudanças em algumas atitudes e comportamentos
ambientais, o que poderá constituir-se num estímulo para que no futuro venham a tornar-se cidadãos
ambientalmente conscientes. Quanto à contribuição das atividades curriculares, existe a perceção de
que pouco ou nada contribuem para a educação socio ambiental devido à pouca valorização que têm
no currículo.
en
School plays an important role in the edification of students, contributing to increase their knowledge
about the environment, developing critical and creative thinking, and promoting their intervention in their
surroundings and in socio-environmental issues so that a greater environmental sustainability may be
attained.
In Cape Verde, environmental education has been recognised as relevant content that has to be
included in the school curriculum where non-formal learning is also valued.
This research aims at studying the contribution of school in the scope of education for socioenvironmental sustainability. This study was guided by the key question: How do the elements of the
educational community perceive the contribution of school to the education for socio-environmental
sustainability by means of curricular and extracurricular activities? Our aim was to describe and analyse
the perceptions of principals, teachers, and pupils on this topic. We chose to conduct a case study, in a
qualitative approach, resorting to semi-structured interviews.
Results show that there is a positive perception of the contribution of extracurricular activities in the
scope of education for socio-environmental sustainability, which, in the opinion of the interviewees, have
encouraged change in some environmental attitudes and behaviours, and this in turn might foster future
environmentally aware citizens. Regarding curricular activities, there is the perception that their
contribution to socio-environmental education is not substantial due to how little they are valued in the
school curriculum.