Título
Educação para a cidadania: estudo de caso numa escola associada da Rede de Escolas UNESCO
Autor
Carvalho, Cheila Carina Cardoso de
Resumo
pt
A educação é uma ferramenta essencial para o conhecimento do mundo em que vivemos. Através da
educação para a cidadania é possível a aquisição de competências e capacidades necessárias à vida em
sociedade. Assim, atualmente a escola detém um papel tão importante, na sociedade, que é vista como
uma etapa fundamental a toda a vida do indivíduo.
Apesar da abordagem da cidadania, em Portugal, ter sido pioneira, enquanto disciplina foi alvo
de sucessivas mudanças de abordagem e paradigma, não tendo sido criada a estabilidade necessária
para a correta implementação da mesma.
Esta investigação procurou conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Rede de
Escolas UNESCO, em particular no que concerne à área da educação da para a cidadania, a partir de
um estudo de caso. Pretende-se assim, em simultâneo, contribuir para o conhecimento do modo como
o tema da cidadania é vivido e trabalhado pelas escolas e também perceber as contribuições
específicas da Rede de Escolas UNESCO neste domínio. Foram estipulados os seguintes objetivos:
conhecer as razões da adesão da escola à Rede; compreender as especificidades das escolas associadas
da UNESCO; analisar o tipo de projetos desenvolvidos pela escola; compreender o envolvimento dos
alunos e a sua opinião sobre as iniciativas desenvolvidas; entender de que forma é que esta associação
promove a cidadania na escola e na sociedade e contribuir para divulgar a Rede UNESCO na
promoção da educação para a cidadania. Este estudo de caso decorreu na Escola Básica da Bobadela,
entre os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018, através de entrevistas a professores e à Direção do
agrupamento e um focus group realizado com alunos do 9ºano.
Com esta investigação foi possível compreender que, no âmbito da educação para a cidadania,
professores e alunos têm opiniões distintas nomeadamente sobre a importância de cada área temática.
A transversalidade da disciplina é uma questão unânime entre todos contudo é necessária a existência
de uma disciplina que se dedique aos temas de educação para a cidadania para que esta não seja
delegada para segundo plano, quando dada em simultâneo com outras disciplinas. Relativamente à
Rede de Escolas UNESCO reconhece-se uma continuidade do trabalho realizado pela escola até à sua
integração contudo denota-se igualmente a dificuldade de implementar projetos transversais à escola,
dadas as solicitações que os professores que pode provocar o desinteresse em participar em mais um
projeto que pode retirar tempo útil para outra atividade.
en
The education is an essential tool when it comes to knowing the world we live in. Through education
for citizenship it is possible to acquire skills and abilities that are needful when we live in society. So,
currently school has such an important role in society, which turns it into a fundamental stage to one’s
life.
In Portugal, although it was one of the pioneering countries to approach citizenship, as a
subject it has undergone successive changes of approach and paradigm, and it was never created the
needed stability for the correct implementation of this subject.
This investigation sought to know the work that has been being developed in UNESCO’s
school network, particularly when it comes to the education for citizenship, through a case study. At
the same time, it is intended to contribute to the knowledge of how the citizenship’s theme is lived and
worked by the schools, and also to understand the specific contribution of UNESCO’s school network
in this field. For that, the following objectives were stipulated: to know the reasons that led the school
to join in the network; to understand the specificities of the schools that partner with UNESCO; to
analyze the type of projects developed by the school; to understand the students’ involvement and
their opinion on the initiatives developed; to understand in which way this association promotes
citizenship in the school and in society, and contributes to the propagation of UNESCO’s network in
promoting the education to citizenship. This case study ran in Escola Básica da Bobadela, between the
school years of 2016/2017 and 2017/2018, through interviewing teachers and the management of the
school group, and a focus group which was performed to students of the 9th grade.
With this research it was possible to understand that, in the context of education for
citizenship, teachers and students have different opinions specially when it comes to the relevancy of
each thematic are. The transversality of the subject is an unanimous issue between them, however it is
needed the existence of a specific subject devoted to all themes related to the education for citizenship,
so it won’t be kept in the background when taught simultaneously with other subjects. Regarding to
UNESCO’s school network, it is possible to recognize a continuous work realized by the school until
it was included on the program, however it is also recognizable de difficulty to implement projects that
are transversal to the school, since the actual teacher’s solicitations which might cause disinterest in
participating on another project that might take useful time to other activity.