Título
How TripAdvisor’s reviewers level of expertise influence their online rating behaviour and the usefulness of reviews
Autor
Martins, Marta Soares Gonçalves da Costa
Resumo
pt
O desenvolvimento da tecnologia, com ênfase na internet e nos seus desenvolvimentos
ao longo dos anos, melhorou o comportamento dos clientes e levou à disseminação de
opiniões em redes sociais onde os clientes compram productos e serviços. Os comentários
feitos a um produto ou serviço nas redes sociais começaram a fazer parte do processo da
compra. Até há uns anos atrás, os clientes escolhiam os itinerários para as suas viagens
com base em guias turísticos e brochuras. Recentemente, os comentários de clientes
mudaram a maneira que um destino é explicado e ilustrado, melhorando, desta forma, a
descrição de um produto/serviço a um nível que nem mesmo os fornecedores destes
tinham alcançado ainda.
Há diferentes tipos de reviewers. O objectivo deste estudo é identificar ambos tipos,
expert e non-expert e analisar o estilo de reviews escrita por estes. Experts são assim
denominados se tiverem escrito mais de dez reviews; por outro lado os non-expert
reviewers são assim denominados se tiverem escrito menos de 10 reviews. Para este
estudo, foi utilizada informação de cinco hotéis de Orlando, Florida, retirada do
TripAdvisor. Depois de uma análise das variáveis, os resultados mostram que não há
grande diferença no que toca ao volume de comentários positivos/negativos escritos por
um utilizador. Por outro lado, existe uma diferença na emoção dada a cada comentário,
entre os utilizadores. O expert reviewer tende a ser mais emocional quando escreve
comentários positivos do que quando escreve comentários negativos. Relativamente a
utilidade de cada comentário, não há grande diferença no que toca a ser um expert
reviewer ou um non-expert a escrever um comentário. Os resultados indicam, também,
que ser um expert não tem qualquer influência na avaliação que um utilizador dá a sua
estadia num hotel. Este estudo foi feito com base no programa Lexalytics, com objectivo
de analisar a Natural Language Processing (NLP) usada para classificar os comentários
de acordo com a sua polaridade.
en
The internet has improved the buying behaviour of customers. The development of
technologies has led to the dissemination of opinions on social networks where customers
buy goods and services. These comments on social networks started to be a part of the
purchasing process. Until a few years ago, customers used to choose their itineraries based
on tourist guides or brochures. Nowadays, customers’ reviews have changed the way a
destination is portrayed, enhancing the description of a product or a service to a level that
not even the supplier was able to reach before. There are different types of reviewers. The
aim of this study is to identify both reviews, experts and non-expert reviewers and analyse
the way they write their reviews. Reviews of five hotels taken from the TripAdvisor
website were used in order to conduct this study. After analyzing a great set of variables,
the results show that there is not much different on the amount of positive/negative
reviews written by a reviewer, however, there is a difference in the deeper meaning of a
review when it is positive than when it is negative. The expert reviewer tends to be more
emotional when writing positive reviews than negative reviews. Regarding the usefulness
of the reviews, there is no significant difference in usefulness of a review whether is an
written by an expert reviewer or by a non-expert reviewer. The results also indicate that
being an expert does not influence the rating a reviewer gives to a hotel stay either. The
study was conducted by using Lexalytics program to analyze a Natural Language
Processing (NLP) used to classify reviews according to their polarity. With this study, a
new research in study was filled. This study gives insights on the polarity of a review
depending on the type of reviewer. The results of this study are also important for hotel
managers in order for them to understand the type of guest in house.