Título
O papel do suporte social na saúde mental de crianças e jovens em acolhimento residencial
Autor
Ferreira, Sofia Silva
Resumo
pt
A literatura acerca do suporte social de jovens em acolhimento residencial parece ainda dispersa,
pouco estruturada e organizada. Neste sentido, e para dar resposta a este problema, foi realizada
uma revisão sistemática de literatura (estudo 1), com o objetivo de rever, analisar, descrever e
discutir criticamente os resultados do papel do suporte social na saúde mental de crianças/jovens
em acolhimento. Foram incluídos 6 estudos na análise com base nos critérios de inclusão
previamente definidos. No geral, os resultados evidenciam o papel importante do suporte social na
saúde mental, com níveis elevados de suporte social a estarem associados a níveis mais reduzidos
de problemas emocionais e comportamentais.
Atendendo ao conjunto de problemas identificados na revisão sistemática de literatura, foi
desenvolvido um segundo estudo, empírico e de natureza qualitativa, com o objetivo de avaliar as
representações e significados dos jovens acerca do suporte social, a partir de uma abordagem
multidimensional e guiada teoricamente (Tardy, 1985) e o impacto percebido do suporte social na
psicopatologia e no bem-estar. A amostra é constituída por 29 jovens em acolhimento residencial
(76% do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. Os dados foram
recolhidos com recurso a uma entrevista semiestruturada. Na generalidade, os jovens identificam
fontes de suporte social significativas (i.e., pares, contexto residencial e familiar) e percecionam-se como fontes disponíveis e provedores efetivos de suporte social. Além disso, verifica-se a
importância do suporte social enquanto fator potenciador de um funcionamento psicológico
positivo e minimizador de problemas de funcionamento.
en
The literature focused on social support of young people in residential care still seems scattered,
unstructured and unorganized. To address this problem, a systematic literature review was
performed (study 1) in order to review, analyze, describe and critically discuss the results on the
role of social support in mental health of child/youth in care. Six studies were included in the
analysis, based on previously defined inclusion criteria. Overall, the results suggest the important
role of social support in mental health, with higher levels of social support being associated with
lower levels of emotional and behavioral problems.
Considering the research problems identified in the systematic literature review, a second study,
empirical and qualitative, was developed in order to evaluate the youth’s representations and
meanings of social support, from a multidimensional and theoretical-oriented approach (Tardy,
1985) as well as the impact of social support on psychopathology and well-being. The sample is
composed by 29 young people in residential care (76% male), aged from 12 to 19 years old. Data
was collected with a semi-structured interview. Overall, young people identified meaningful
sources of social support (peers, residential care and family context), considering also themselves
as available sources and providers of social support. Besides, social support was identified as an
enhancer of positive psychological functioning and a minimizer of functioning problems.